Leopoldina Veras é eleita reitora do IF Sertão-PE

Em pesquisa realizada junto à comunidade acadêmica do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a professora e atual diretora de Ensino do campus Petrolina, Leopoldina Veras, foi eleita reitora da Instituição. Ela obteve 53,64% do total de votos, enquanto o professor Erbs Cintra teve 42,98%. Brancos e nulos somaram 3,47%, de acordo com o resultado oficial publicado nesta sexta-feira (18) pela Comissão Eleitoral.

A apuração foi realizada na noite desta quarta-feira (16), logo após o encerramento do horário de votação, que ocorreu das 8h às 20h em todos os campi, reitoria e Centros de Referência do Instituto. O processo eleitoral mobilizou a comunidade acadêmica e envolveu a participação das três categorias: discentes, docentes e técnicos administrativos.

Além da eleição para a reitoria do IF Sertão-PE, foram eleitos, pela primeira vez, os diretores-gerais dos campi Salgueiro e Ouricuri. A eleição aconteceu conforme determina o Regimento Interno da Instituição, segundo o qual os campi estão aptos a escolher seus dirigentes após completarem cinco anos de funcionamento. No campus Salgueiro, o professor Josenildo Forte de Brito venceu o pleito, disputado com a também professora, Sandra Galvão. Já no campus Ouricuri, a única candidata, Rejane Rodrigues, foi eleita.

Após o prazo para interposição de recursos, que acontecerá nesta segunda-feira (21), o resultado final será homologado pelo Conselho Superior do IF Sertão-PE na terça-feira (22) e encaminhado para o Ministério da Educação (MEC). Em seguida, a nomeação da nova reitora será feita pela Presidência da República para um prazo de quatro anos, com início em 2016. Já o diretor-Geral do campus Salgueiro e a diretora-Geral do campus Ouricuri, também escolhidos para o próximo quadriênio, serão empossados pela reitoria do IF Sertão-PE.

Confira as atas da eleição aqui.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br