Ações de mobilização contra a reprodução do mosquito Aedes aegypti mobilizam a comunidade acadêmica do IF Sertão-PE

A aula desta sexta-feira (29) foi de combate ao grande vilão da saúde pública brasileira: o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Estudantes e servidores dos campi Salgueiro, Floresta e Santa Maria da Boa Vista percorreram todas as dependências em uma varredura para eliminar os possíveis focos de reprodução do mosquito. Pneus, copos plásticos, garrafas, sucatas, reservatórios, caixas d’água, galões, tonéis, calhas e até algumas plantas que acumulam água foram descobertos e esvaziados.

As calhas do campus Floresta foram investigadas e limpas

A ação faz parte da campanha “Faxinaço – Institutos Federais contra o Aedes aegypti”, uma das medidas do Governo Federal para combater a reprodução do mosquito. Além do resultado direto na redução da proliferação do Aedes, a medida tem por objetivo ser exemplo para toda a sociedade brasileira.

O campus Santa Maria da Boa Vista passou por um mutirão de limpeza

A iniciativa dos estudantes e servidores do Instituto aconteceu ao mesmo tempo em que o Colégio de Dirigentes, que reúne o reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos sete campi, realizava a sua primeira reunião deste ano. Na pauta, o planejamento de ações de prevenção e combate à proliferação do Aedes.

Entre as medidas que devem ser adotadas pelos campi e reitoria do IF Sertão-PE, destaques para a busca de parcerias com a Vigilância e Epidemiológica dos municípios para auxiliar no desenvolvimento das ações de prevenção e combate ao mosquito, intensificação da varredura nas dependências das unidades e promoção de reuniões com discentes, servidores, funcionários terceirizados e toda a comunidade para a conscientização da necessidade do trabalho conjunto.

Estudantes e servidores do campus Salgueiro participaram da varredura

Na próxima semana, a mobilização vai aumentar. O campus Petrolina Zona Rural, por exemplo, vai realizar uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta segunda-feira (1º), às 9h, no Auditório Andras Lakatus. Feita em parceria com agentes da Secretaria de Saúde de Petrolina, a iniciativa vai culminar com um mutirão em diferentes locais do campus, para a eliminação de possíveis focos.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br