Estudantes do IF Sertão-PE participam em Goiás da 14º Agro Centro-Oeste Familiar

Uma delegação composta por 23 estudantes, professores e técnicos em educação do IF Sertão-PE chegou na manhã desta quarta (27) ao campus Urutaí do IF Goiano, no sul do estado, onde participa, até a sexta (29), da 14ª Agro Centro-Oeste Familiar, evento que reúne estudantes, pesquisadores, professores e produtores rurais para debater a agricultura familiar, atividade que responde por 75% da produção de alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Delegação do IF Sertão-PE viajou os 1.622 Km entre Petrolina e Urutaí/GO no ônibus da instituição para participar da 14ª Agro Centro-Oeste Familiar.

Este ano, o tema do evento é Agroecologia, forma de cultivo agrícola sustentável e isenta de agrotóxicos, que prioriza os ecossistemas locais na produção dos insumos e no combate às pragas. Os alunos, alunas e servidores dos campi Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina Zona Rural e Petrolina trouxeram para a Agro Centro-Oeste Familiar conhecimentos e experiências no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição.

Reitor Vicente Pereira de Almeida, do IF Goiano, oficializou a abertura do evento que debate a agricultura familiar e a produção sustentável e segura dos alimentos

Além da apresentação dos banners e da participação em palestras, oficinas e minicursos, a delegação do IF Sertão-PE montou um stand com produtos como queijos, presuntos e patês feitos a base de caprinos; mel produzido nas fazendas-escolas do Instituto; banana desidratada; doces de xiquexique - cactácea abundante no semiárido - e da batata do imbuzeiro - também chamada cuco ou cafofa.

Alunas do curso superior de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão-PE apresentam as riquezas do semiárido no centro-oeste do Brasil

O stand do IF Sertão-PE tem sido um dos mais visitados e elogiados pelos participantes do evento, por apresentar alternativas de processamento de espécies vegetais e animais endêmicas (próprias da região) na criação de alimentos saudáveis, que garantem a segurança alimentar e nutricional e geram renda para os produtores rurais do sertão.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br