Estudantes do IF Sertão-PE selecionados para estágio na Amazon Produce Network já estão a caminho dos Estados Unidos

Os alunos Samuel Muniz, do curso técnico de Agropecuária do campus Salgueiro; Amanda Mirele, do curso técnico de Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista; Fagner Carvalho e Yasmin Paula, do curso superior de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina, embarcaram na tarde desta sexta-feira (17) com destino aos EUA, onde nos próximos 18 meses realizam estágio na Amazon Produce Network, empresa com sede em New Jersey, especializada na importação de frutas provenientes da América Latina, África e Ásia.

Comitiva formada por professores e técnicos em Educação do IF Sertão-PE, com a presença do pró-reitor de Ensino e Cultura, Ricardo Bittencourt, foi ao aeroporto de Petrolina embarcar os novos estagiários da Amazon Produce Network.

O voo partiu do aeroporto de Petrolina às 12h40, com destino a Salvador, de onde segue para São Paulo. Na capital paulista, os estudantes fazem uma conexão às 23h com destino a New York, e de lá seguem para New Jersey. O aluno Samuel Muniz, do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, fala da expectativa em relação ao estágio. “"A expectativa é de otimismo. Foi um fato marcante que agente conseguiu e agora estamos embarcando para uma vida nova"”, afirmou Samuel, que admitiu ter se preparado com bastante esforço para o processo seletivo.

Já para a estudante Amanda Mirele, as expectativas são as melhores possíveis, tanto pessoalmente como profissionalmente. "“O processo seletivo foi muito rigoroso, eu abdiquei de muitas coisas para participar, mas apesar de rigoroso, foi muito gostoso também”", disse Mirele, que ainda enfatizou o apoio recebido da família para encarar o desafio. "“Eu mostrei para minha família que era um sonho, que eu estava me esforçando para conseguir, eles me apoiaram o tempo todo e estão na torcida para que dê tudo certo””, concluiu a aluna, que espera voltar para Santa Maria da Boa Vista falando inglês fluentemente.

Familiares e amigas de Yasmin Paula (de preto) foram ao aeroporto para se despedir da estudante, que foi selecionada após prova escrita e bateria de entrevistas.

Fagner Carvalho, do curso superior de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina, afirmou que, de início, houve uma certa resistência dos pais, que são muito apegados a ele, “mas, depois eles entenderam que era uma boa oportunidade para mim e ficou tudo bem”, concluiu. Já para Yasmin Paula, outra representante do curso superior de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina, a aceitação da família foi mais tranquila, pois ela já possui dois irmãos morando no exterior.

A mãe de Yasmin, Aurelúcia Gomes, fala com naturalidade sobre o desafio da filha. “É um misto de alegria e tristeza. Alegria por vê-la tão jovem e tão guerreira, desbravando o mundo por aí. Ao mesmo tempo fica a sensação do ninho vazio, mas como já é a terceira filha que vai morar fora do país, eu já estou calejada”, disse resignada. Até o final deste ano, mais 12 estudantes do IF Sertão-PE, que aguardam apenas a emissão do visto, partem para a América do Norte para estagiar na Amazon.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br