Novos servidores do IF Sertão-PE são recepcionados com atividades de integração

Nesta quarta-feira (17), um grupo de servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) teve um dia de trabalho um tanto diferente. Em vez das habituais tarefas docentes ou administrativas, a equipe de profissionais recém-chegados à Instituição participou de um encontro de integração, envolvendo rodas de conversa, dinâmicas de grupo e outras atividades. A recepção aos novos servidores foi realizada no Centro Pastoral Monte Carmelo, em Petrolina.

Além de promover um momento de integração entre os novos servidores, o encontro teve como objetivo apresentar aos recém-chegados a estrutura organizacional da Instituição e parte da equipe de gestores, bem como oferecer orientações quanto aos principais direitos e deveres dos servidores. Desde janeiro deste ano, cerca de 100 servidores, entre técnicos administrativos e docentes, foram admitidos e entraram em exercício nos sete campi e na Reitoria do IF Sertão-PE.

Os novos servidores foram recepcionados com um café da manhã e uma dinâmica de apresentação

No início do encontro, os servidores foram recebidos com um café da manhã e, em seguida, participaram de uma animada dinâmica de apresentação. Na sequência, cada servidor e servidora ali presentes foram convidados a apresentar-se e fazer um gesto diferente, com direito a troca de abraços, apertos de mão e outras saudações mais efusivas – o que era prontamente repetido pelos demais.

Ainda pela manhã, os servidores participaram de uma roda de conversa com os gestores da Instituição, com a presença da reitora do IF Sertão-PE, Lepoldina Veras; dos pró-reitores de Orçamento e Administração, Jean Alencar; de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia; de Ensino em exercício, Socorro Tavares; de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt; de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação, Débora dos Anjos; dos diretores de Gestão de Pessoas, Jean Evangelista, e de Gestão da Tecnologia da Informação, Hamilton Freitas. Além dos gestores, representantes da Comissão de Ética do Instituto participaram desse momento.

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, e a equipe de gestores deram as boas-vindas aos recém-chegados

“Como servidores, nosso objetivo é servir à sociedade e à comunidade da melhor maneira possível, apesar dos desafios que naturalmente encontraremos pelo caminho”, afirmou a reitora, ao lembrar as principais conquistas alcançadas pela Instituição nos últimos anos e os desafios enfrentados. “Sejam todos muito bem-vindos. Estamos juntos nessa luta”, concluiu Leopoldina.

À tarde, a programação foi marcada por uma roda de conversas com representantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/Seção Sindical do IF Sertão-PE), que falaram sobre os planos de carreira de cada categoria (professores e técnicos administrativos), bem como os principais direitos e deveres dos servidores. Uma dinâmica de encerramento também foi realizada ao final da programação.

Uma dinâmica de grupo marcou o encerramento do encontro de integração dos novos servidores do IF Sertão-PE

Para a engenheira de alimentos e professora do curso de Agroindústria do campus Floresta, Juliana Mendes, que entrou em exercício em junho deste ano, a recepção aos novos servidores tem sido bastante calorosa desde a sua chegada. “Fui muito bem acolhida pelos colegas. Tem sido uma experiência nova e muito bacana, pois ainda não tinha trabalhado com a docência. Além disso, o contato com os alunos tem sido maravilhoso ”, comenta a servidora. O servidor Sandberg Santos, técnico em Tecnologia da Informação do campus Serra Talhada e em exercício há pouco mais de um mês, também destacou a receptividade dos colegas e a importância de momentos de integração como esse. “Além de conhecer outros servidores que estão iniciando agora no Instituto, estamos sendo apresentados a várias coisas de nosso interesse”, afirmou. “Por sinal, parabenizo a Instituição pela iniciativa”, destacou Sandberg.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br