IF Sertão-PE apresenta projetos de sucesso na Reditec 2016

Três projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) nos eixos Ensino e Extensão foram apresentados, neste sábado (24), durante a Mostra de Experiências Exitosas do Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP), que acontece em Vitória (ES) juntamente com a 40ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Reditec).

A Mostra é um espaço de compartilhamento das boas práticas que cada instituição da Rede Federal desenvolve nos eixos de ensino, pesquisa aplicada ou inovação, extensão e gestão administrativa. Por permitir esta troca de experiências, é um dos momentos mais esperados da Reditec.

Para a Reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, a participação do Instituto em um evento deste porte reflete a qualidade das ações realizadas por alunos, professores e técnicos-administrativos. “Tivemos quatro projetos selecionados, mas há muito mais experiências exitosas sendo desenvolvidas em todas as unidades do IF Sertão-PE, fruto de um trabalho conjunto e de excelência. É muito importante aproveitarmos oportunidades como esta para expor nossos resultados”, afirmou.

Ciência no Circo

No eixo Ensino, o IF Sertão-PE apresentou o projeto “Aprendizagem de Física a partir de um espetáculo circense”, coordenado pela professora do campus Petrolina, Albertina Guedes, com estudantes do curso de Licenciatura em Física. O objetivo do projeto foi ensinar os conceitos de reflexão e refração da luz a crianças em situação de vulnerabilidade social, a partir da análise do espetáculo circense “Monga: a mulher que se transforma em macaco”.

Experiência de Ensino foi apresentada a professores, pró-reitores e dirigentes de várias instituições nacionais e estrangeiras

“As crianças não conheciam os conceitos de refração e reflexão, então, tentavam explicar a transformação da mulher em macaco, através do espelho, usando o senso comum. Depois que os alunos de Licenciatura esclareceram cientificamente os ‘mistérios’ do espetáculo, percebemos que houve interesse maior das crianças pelo aprendizado de Física, além de comprovarmos que é possível trazer o conhecimento científico para o dia a dia de forma lúdica”, explicou a professora.

Construindo saberes do sertão para o mundo

No eixo Extensão, com dois trabalhos contemplados entre os 10 selecionados para a Mostra, o IF Sertão-PE apresentou os projetos “Proeja Edifica”, realizado no campus Salgueiro, e “Do sertão para a América formando cidadãos do mundo”, que conta com a participação de todos os campi da instituição.

Em funcionamento desde 2015, o PROEJA Edifica é coordenado pela chefe do departamento de Ensino do campus Salgueiro, Camila Macêdo, e tem como objetivo valorizar a experiência de vida e aperfeiçoar o conhecimento técnico de estudantes do curso técnico em Edificações, modalidade Proeja.  “A maioria dos alunos desta turma possui muito conhecimento empírico sobre construção civil por ter trabalhado em obras. Através do projeto Edifica, eles vêm ministrando minicursos a outros estudantes do Ensino Médio, compartilhando suas experiências profissionais, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam o linguajar técnico”, explicou Macêdo.

Proeja Edifica proporcionou a valorização do conhecimento empírico do aluno

Para ela, o maior trunfo do Proeja Edifica tem sido proporcionar a valorização dos estudantes do PROEJA, com a melhora na autoestima e da integração com outros colegas do Ensino Médio. “Há aulas aos sábados em que eles reúnem mais de 80 alunos na turma. A troca de experiências faz o estudante do Proeja sentir-se valorizado, respeitado pela bagagem que possui, reduzindo também a evasão”, avaliou.

Desenvolvida com o apoio de todos os campi do Instituto, a experiência “Do sertão para a América formando cidadãos do mundo” foi apresentada pelo professor Jeziel Júnior da Cruz, e relatou a parceria feita entre o IF Sertão-PE e a empresa americana Amazon Produce Network para proporcionar estágio aos alunos da instituição.

Experiência de estágio internacional já levou mais de 15 alunos aos EUA

Durante a apresentação, Jeziel destacou o crescimento profissional que o estágio proporcionou aos participantes. “Dois egressos desta parceria – Marcelo Silva e Glauber Gonçalves - são, hoje, respectivamente, gerente de operações da filial Los Angeles da Amazon e diretor de Operações da Amazon em Nova Jersey. Temos um índice de empregabilidade altíssimo entre os estudantes que retornam, além de remuneração salarial bastante atrativa”, afirmou. Atualmente, a Instituição tem 15 alunos estagiando na Amazon.

A  WFCP encerra neste domingo (25), enquanto a 40ª Reditec acontece até terça-feira (27). Confira todas as informações sobre os eventos aqui.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro