Conif premia ex-reitor do IF Sertão-PE no encerramento da 40ª Reditec

O professor Adelmo Santana, que já esteve à frente do IF Sertão-PE como Pró-Reitor de Ensino e Reitor pro tempore, foi um dos nove gestores premiados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Tecnológica (Conif) na cerimônia de encerramento da 40ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal (Reditec), realizada em Vitória (ES) nesta segunda-feira (26). Ele recebeu a medalha Luís Inácio Lula da Silva em reconhecimento às contribuições de seu trabalho para a promoção da educação profissional.

No discurso, o professor agradeceu à família e à comunidade acadêmica, e destacou a emoção de receber uma medalha com o nome do presidente Lula. "É uma felicidade receber um prêmio como este. Ele é fruto do apoio de servidores e alunos que contribuíram para que eu conduzisse a expansão da educação pública federal no sertão pernambucano", afirmou.

Professor Adelmo Santana foi o primeiro a receber a medalha do Conif na solenidade. Foto: Mosaico Imagem.

Além de Adelmo, foram contemplados Belchior de Oliveira Rocha (IFRN), Cláudia Sansil (IFPE), Élio de Almeida Cordeiro (IFES), Emanuel Alves de Moura (IFRR), Francisco Sobral (IFRJ), Luiz Caldas (IFF), Maria Neusa Pereira (IFRR), Marcelo Lima Leite (IFB), a diretora de parcerias internacionais dos Colleges e Institutos Canadá (Cican), Marie-Josée Fortin, e a senadora Rose de Freitas.

A cerimônia de encerramento da Reditec contou com a presença do presidente do Conif, Marcelo Bender, do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo e anfitrião do evento, Denio Rebello; do coordenador do núcleo estruturante de política e inovação da Setec, Edmar Almeida, e da presidente da comissão organizadora, Beatriz Toso. Além da premiação dos gestores, também houve a publicização da Carta de Vitória, um documento construído pelo Conif, durante a Reditec, com o posicionamento dos gestores da Rede sobre a atual situação política do país.

Onze Reitores e colaboradores da Rede foram premiados por seu trabalho

A carta sela o compromisso com a luta pela educação pública de qualidade, a defesa do Ensino Médio Integrado, da formação humanística do aluno e dos direitos dos trabalhadores. O documento também sintetiza a preocupação com o orçamento e a manutenção da Rede Federal nos próximos anos. Confira na íntegra aqui.

A 40ª Reditec aconteceu em Vitória (ES), de 23 a 26 de setembro, simultaneamente ao 8º Congresso Internacional da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP). A cobertura do evento está disponível aqui.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br