Segundo dia da XI Jince é marcado por apresentações de comunicações orais e mesas-redondas

Com, aproximadamente, 220 trabalhos inscritos, no segundo dia da XI Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) foram realizadas as comunicações orais nas modalidades Pibic, Pibic JR, Pibex Técnico, Pibex Superior e Pibiti. Além disso, a programação contou com a realização da mesa-redonda “Aspectos humanos e sociais da convivência com o Semiárido”, reunião anual dos líderes de grupo de pesquisa e degustação de sorvete de macaxeira e cenoura, produzido pelos alunos e equipe do curso técnico em Agroindústria, na modalidade Pronatec, do campus Ouricuri do IF Sertão-PE.

Alunos na degustação de sorvete de macaxeira e cenoura

Dentre os trabalhos apresentados por comunicação oral está o “Subindo Degraus para o Sucesso Profissional”, coordenado pela pedagoga Anne Rose Rodrigues e pela bolsista do campus Petrolina, Jamillys Lorena. Pela primeira vez na Jince, o projeto que oferece palestras em escolas públicas das cidades de Petrolina e Juazeiro, já atendeu mais de 600 pessoas e consiste na formação de alunos e profissionais, que desejam ingressar no mercado de trabalho. Jamillys Lorena acredita que “a Jince proporciona aos alunos uma experiência de pôr em prática os que eles conhecem, o que eles sabem e o que eles têm ideia de fazer”, disse a jovem.

Outro projeto apresentado foi o “Clube do Leitor: ambiente de mediação da leitura”, orientado pela bibliotecária Naira Michelle Alves e coorientado pela professora Marli Melo, que também é pró-reitora de Ensino do IF Sertão-PE. “O projeto desenvolve atividades como a Semana da Biblioteca do campus Salgueiro e os concursos literários de contos e cordéis”, explicou Melo.

Mediador e debatedores da mesa redonda abordam questões ligadas ao Semiárido

Com o debate dos temas Combate à Seca e Convivência com o Semiárido, a mesa redonda “Aspectos humanos e sociais da Convivência com o Semiárido” permitiu que os participantes conhecessem diferentes aspectos ligados ao tema. Os debatedores Clécia Pacheco, docente do campus Petrolina, e Cícero Félix dos Santos, membro do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) levaram questões conceituais e incentivaram a participação do público por meio de questionamentos.

Por conta do falecimento do professor Damião Paulo dos Santos, no último sábado (22), a comissão organizadora da XI Jince cancelou as visitas técnicas programadas para Agrovila Nova Esperança, Gesso São José e Museu do Gonzagão, bem como as apresentações culturais previstas. No encerramento do segundo dia do evento houve um momento de oração, em memória do professor falecido, celebrado pelo padre e servidor do IF Sertão-PE, Cristiano Dias.

* Texto e informações de Felipe Piauilino‎

Reitoria