IF Sertão-PE marca presença no XI Connepi

Pela primeira vez, a estudante do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Mariana Nunes, teve a oportunidade de apresentar seu trabalho de pesquisa, desenvolvido durante o curso de Tecnologia em Alimentos, para um público diverso, de diferentes lugares do país. A experiência aconteceu nesta quarta-feira (7), durante o XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Maceió de 6 a 9 de dezembro. Para ela, assim como para muitos outros estudantes do IF Sertão-PE presentes no evento, este é um passo importante para carreira profissional.

Abertura oficial do Connepi aconteceu na noite desta terça-feira (6)

O Connepi, que este ano tem como tema “Políticas de inovação como estratégia de desenvolvimento da rede”, iniciou nesta terça-feira (6), com apresentação dos Institutos Federais através de exposição em estandes. À noite, o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, declarou aberto o evento, que conta com palestras, mesas-redondas, minicursos, mostra tecnológica, além da divulgação de trabalhos de pesquisa de forma oral e em banner.

A estudante Mariana Nunes (à esquerda) participa pela primeira vez do congresso

Para a estudante Mariana Nunes, esta é uma chance de mostrar seu trabalho. “É a primeira vez que participo de um congresso e para mim é um momento diferente, aumenta meus conhecimentos, minha experiência”, afirmou. Já o aluno de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural, Bismark Alencar, participa de sua terceira edição do Connepi. Para ele é uma forma de socializar e mostrar a importância da pesquisa e dos resultados que ela proporcionou. “A gente consegue interagir com os demais e são coisas que podemos levar e aprimorar nosso trabalho”, disse.

Estudantes de Edificações do campus Salgueiro, Leonardo Vieira e Cristóvão Dias aproveitaram o Connepi para divulgar sua pesquisa com tijolos feitos com materiais não convencionais. “Para mim é um grande prazer participar desse evento, porque a gente está incentivando as pessoas a pensar de modo mais sustentável. A gente passa e absorve conhecimento”, declarou Cristóvão.

Alunos de Edificações do campus Salgueiro, Leonardo e Cristóvão apresentam tijolo sustentável

Essa troca de conhecimento foi destacada também pela professora do campus Ouricuri, Julliana Melo, como um dos pontos mais importantes do congresso. “Os alunos conseguem visualizar que as pesquisas deles também têm relevância. Você vê pessoas de outros institutos perguntando, vendo que sua pesquisa desperta interesse e vê o que os outros institutos estão fazendo”, afirmou.

De acordo com a assessora da Pró-reitoria de Pesquisa, Clécia Pacheco, que no evento representa a pró-reitora Débora Santos, a participação do IF Sertão-PE é muito significativa, já que é um momento de discussão, reflexão e divulgação de pesquisas. “Estamos também discutindo o fortalecimento e da rede federal, principalmente neste momento tão incerto para o Brasil. O Connepi representa muito para nossa instituição”, considerou.

A participação do IF Sertão-PE no Connepi continua nesta quinta-feira (8), com mais apresentações de trabalhos e participação na mostra tecnológica.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro