Método desenvolvido nos laboratórios do IF Sertão-PE é publicado em revista científica da Inglaterra

Um método científico inédito destinado a determinar o teor de flavonoides e ácidos fenólicos em sumos de uva e vinhos, desenvolvido nos laboratórios do campus Petrolina do IF Sertão-PE, acaba de ser reconhecido por uma das mais importantes revistas do meio acadêmico-científico na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. A revista científica inglesa Food Chemistry publicou na última segunda-feira (30), o artigo intitulado: "Rapid determination of flavonoids and phenolic acids in grape juices and wines by RP-HPLC/DAD: Method validation and characterization of commercial products of the new Brazilian varieties of grape". Dentre os autores do artigo, responsáveis pela criação do novo método, estão os professores do IF Sertão-PE, Marcos Lima e Marcelo Olinda, e a bolsista do Pibic, Gabriela Miskinis, aluna do curso superior de Tecnologia em Alimentos do campus Petrolina.

Os flavonoides e ácidos fenólicos, presentes em frutas como a uva, apresentam propriedades benéficas para a saúde humana. (Foto: Naelton Goes/IF Sertão-PE).

O título do trabalho traduzido para o português é: “Determinação rápida de flavonóides e ácidos fenólicos em sumos de uva e vinhos por RP-HPLC/DAD: Validação do método e caracterização de produtos comerciais das novas variedades brasileiras de uva” e de acordo com o professor Marcos Lima, o método desenvolvido irá apoiar as pesquisas do IF Sertão-PE nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra (subáreas de Alimentos, Agronomia, Enologia, Química e áreas afins).

“O projeto de desenvolvimento e validação de métodos é uma atividade realizada no laboratório de Cromatologia Líquida, que integra os laboratórios de instrumentação do campus Petrolina e visa dar suporte à formação de alunos pesquisadores, apoiar as pesquisas de alta qualidade e dar visibilidade à pesquisa e à inovação no IF Sertão-PE”, afirmou Lima. Os compostos flavonoides estão presentes em frutas, flores e diversos outros vegetais, bem como em alimentos processados como o chá e o vinho. Dentre os benefícios dos flavonoides e ácidos fenólicos para a saúde humana, estão as ações anti-inflamatória, hormonal, anti-hemorrágica, antialérgica, anticancerígena, o auxilio na absorção de vitamina C e principalmente seu efeito antioxidante.

A pesquisa é fruto de uma cooperação técnica entre o IF Sertão-PE e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e teve a coordenação do professor Marcos Lima, co-orientador da doutoranda em Ciência de Alimentos da UFSC, Carla Padilha; juntamente com as professoras da UFSC, Marilde Bordignon-Luiz e Débora de Oliveira e do pesquisador da Embrapa Semiárido, Giuliano Pereira. O trabalho contou com o apoio da Embrapa Semiárido, parceira na pesquisa, que investiu cerca de R$ 30 mil reais, além da bolsa Pibic e do aporte de R$ 5 mil reais provenientes do Auxílio a Projetos de Pesquisa e Iniciação científica e Tecnológica e a projetos de Extensão do IF Sertão-PE (Apicpex 2015-2016). A equipe responsável pela pesquisa agradeceu a todos os setores da instituição responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas, em especial pelos investimentos feitos nos laboratórios do campus Petrolina, ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propip).

Acesse a seguir o artigo “Rapid determination of flavonoids and phenolic acids in grape juices and wines by RP-HPLC/DAD: Method validation and characterization of commercial products of the new Brazilian varieties of grape”.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br