IF Sertão-PE lança campanha de incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, celebrado na última quarta-feira (22 de março), a Coordenação de Comunicação e Eventos do IF Sertão-PE lança a campanha #ServidorConsciente: pequenas ações que fazem grande diferença para o planeta. O objetivo é sensibilizar os servidores do Instituto sobre o uso sustentável dos recursos naturais e materiais da instituição.

Uma das primeiras medidas para gerar sustentabilidade no âmbito do IF Sertão-PE é a adoção das canecas de porcelana, que serão distribuídas a partir desta semana a todos os servidores do Instituto. No IF Sertão-PE são consumidos, em média, 300 mil copos descartáveis por ano, além disso, um copo de plástico demora cerca de cem anos para se decompor na natureza.

Outra iniciativa importante diz repeito à redução das despesas anuais com energia elétrica, que chegam a quase R$ 1,5 milhão. Para reduzir esse custo, é indispensável apagar as luzes e desligar os equipamentos eletrônicos ao término do expediente. Excluir arquivos inutilizáveis e manter limpa a caixa de e-mails também são atitudes sustentáveis, pois quanto maior o armazenamento, maior o consumo de energia.

Economizar água e ter atenção para as torneiras não ficarem abertas desnecessariamente são outras práticas sustentáveis fundamentais. No IF Sertão-PE os custos anuais em contas de água chegam a R$ 240 mil. Por fim, cabe lembrar que para cada árvore derrubada são produzidas, em média, apenas 14 resmas de papel. No IF Sertão-PE, cerca de R$ 100 mil são destinados, anualmente, à compra de resmas de papel. Imprimir informes rotineiros em folhas de rascunho e ler o que for possível na tela do computador são atitudes que podem fazer a diferença para a Instituição e para o planeta se cada um de nós contribuir.

Luis Osete e Ricardo Brandão

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro