Campi do IF Sertão-PE recebem kits de Física e instruções de como manuseá-los

Docentes e técnicos de laboratório de Física receberam, nessa última terça (23) e quarta (24), conjunto de equipamentos para auxiliar nas aulas e atividades realizadas com os alunos. Representante do Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa (Cidepe), empresa fornecedora dos instrumentos, veio apresentá-los e treinar os docentes. Entre os itens que formam o kit, estão: gerador de impulso mecânico, prensa hidráulica, painel para queda de corpos, gerador eletrostático, entre outros.

Professores manuseiam novos equipamentos

Segundo a reitora do instituto, Leopoldina Veras, a aquisição dos conjuntos partiu do diagnóstico percebido pelos mestres e repassados para ela, e que, não tem dúvidas, de que os mesmos trarão um diferencial para o processo de ensino. “Somos uma instituição formadora de profissionais da área técnica, além de licenciados. Os kits foram adquiridos pensando na nossa realidade. Com eles, obtém-se conhecimentos requeridos em vários cursos técnicos (Eletrotécnica, Informática, Química). Antes existia uma lacuna, pois conteúdos eram passados, apenas, de forma teórica. Dessa forma, em diálogo com os diretores, decidimos pela aquisição dos kits para todos os campi. Além disso, proporcionamos essa capacitação para que docentes e técnicos possam conhecer os parelhos. Agindo assim, nosso objetivo é potencializar nossos futuros professores da educação básica e profissionais da área técnica”, explicou ela.

Representante de empresa de equipamentos educacionais orienta os mestres

O professor e coordenador do curso de Física, George Dourado, destacou a qualidade dos equipamentos e a possibilidade das atividades práticas: “a Cidepe é uma empresa renomada no mercado de equipamentos educacionais, e que, com essa aquisição, alunos e professores manusearão instrumentos de ponta, melhorando consideravelmente o ensino”.

Docentes mostraram-se empolgados com as novas aquisições

Docentes e técnicos de laboratório estiveram  nesses dois dias em Petrolina, e mostraram-se entusiasmados com as aquisições. Um deles foi Daniel de Souza, professor de Física do IF Sertão-PE, campus Serra Talhada. “Acredito que o kit será um meio de motivação, pois além da aproximação do conhecimento tórico ao prático, permite despertar a imaginação. Ver o experimento, como de fato ocorre natureza, e as imperfeiçoes que aparecem são fatores motivadores e que repercutem no desempenho dos alunos”, pontuou o professor.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br