MEC anuncia investimentos da ordem de R$ 7 milhões para o Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Na manhã da sexta-feira, 21 de julho, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou a liberação de verbas para obras estruturais nos campi Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro e Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). As assinaturas da ordem de serviço e da autorização para abertura de licitação aconteceram no Centro Municipal de Educação Infantil, no bairro Jardim São Paulo, em Petrolina, onde ocorreu uma solenidade conjunta para o anúncio de ações do MEC também no âmbito da Educação Básica, por meio de parceria entre o Governo Federal e o Governo Municipal.

Ministro Mendonça Filho fez referência ao desempenho da reitora Leopoldina Veras na gestão do IF Sertão-PE.

Do total de investimentos anunciados, R$ 2,3 milhões serão destinados à reforma dos blocos de alojamento do campus Petrolina Zona Rural, enquanto que R$ 4,9 milhões serão investidos na construção de três quadras poliesportivas, respectivamente nos campi Floresta, Salgueiro e Ouricuri, totalizando R$ 7, 2 milhões em obras estruturais. A solenidade contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, do senador Fernando Bezerra Coelho, do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira, e da reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, cuja gestão foi elogiada pelo ministro como uma das mais reconhecidas dentre as instituições de ensino do país.

Assinaturas referem-se à ordem de serviço para execução da reforma nos alojamentos do Campus Petrolina Zona Rural e ao termo que autoriza a abertura de licitação para construção de quadras poliesportivas em três campi do IF Sertão-PE.

Ainda de acordo com Mendonça Filho, "essas ações demonstram que os investimentos em infraestrutura de educação para os campi do Instituto Federal do Sertão Pernambucano estão cada vez mais adequados e avançados". O ministro também prometeu a inauguração do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE para o mês de agosto próximo.

Pró-reitores, diretores e técnicos em Educação do IF Sertão-PE também acompanharam a solenidade promovida pelo MEC, em Petrolina.

Em relação à reforma dos alojamentos do campus Petrolina Zona Rural, a reitora Leopoldina Veras lembra que a obra irá proporcionar não só conforto, mas também espaços adequados para a educação, com locais para estudos, beneficiando até 96 alunos internos. "Muitos desses estudantes vêm de cidades vizinhas e não têm condições de pagar aluguel. Então eles passam por um processo seletivo na instituição e acabam morando conosco", afirmou a reitora, que ressaltou ainda o empenho do setor de Obras do IF Sertão-PE para executar os projetos em tempo hábil. A expectativa é que tanto a reforma dos alojamentos quanto a construção das quadras poliesportivas tenham início ainda este ano.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br