Estudantes do IF Sertão-PE reúnem-se para discutir Assistência Estudantil

“Um momento de transformação, em que foi possível perceber que somos os atores principais das Políticas de Assistência Estudantil do nosso Instituto”. Foi assim que Ana Carolina, estudante do curso de Licenciatura em Física do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, definiu o 1º Fórum Discente de Assistência Estudantil, que teve início na noite da última sexta-feira (22) e encerrou na tarde deste sábado (23).

1ª edição do Fórum Discente de Assistência Estudantil reuniu alunos dos sete campi do IF Sertão-PE

O evento reuniu, no Auditório do Hotel Grande Rio e no campus Petrolina do IF Sertão-PE, representantes de sala e componentes dos Grêmios Estudantis, dos Diretórios e Centros Acadêmicos dos sete campi. Também estiveram presentes a reitora do Instituto, Leopoldina Veras, e os pró-reitores Marli Melo (Ensino), Débora Anjos (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Ricardo Bitencourt (Extensão e Cultura) e Jean Carlos Alencar (Orçamento e Administração), além dos diretores-gerais Jane Perez (campus Petrolina Zona Rural), Fabiano Marinho (campus Petrolina) e Mauricene Lima (campus Santa Maria da Boa Vista).

Muito aplaudido pela plateia, o Grupo Tear, composto pelos alunos do curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE, realizou a abertura do Fórum com a apresentação de músicas instrumentais e logo em seguida, na mesa de abertura, o público pôde ouvir os representantes de movimentos estudantis, Evandro José, da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, e Bruno de Melo, da União dos Estudantes de Pernambuco. Ambos dividiram a mesa com a reitora do IF Sertão-PE, a pró-reitora de Ensino e diretora de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, Maria Vilani Calvalcante.

Gestão do IF Sertão-PE e representantes de Movimento Estudantil dão boas-vindas aos alunos, na abertura do evento

Em sua fala, Evandro ressaltou a importância de momentos que proporcionem o diálogo com os estudantes e parabenizou o Instituto pela iniciativa, que para ele deveria ser seguida por outras instituições educacionais. “Nós devemos ser defensores do nosso Instituto e nossa atuação deve ser sempre em defesa da educação, sendo este evento a prova disso”, defendeu.

Já Marli Melo pontuou que o Fórum constitui-se como uma oportunidade de ratificar a importância dos estudantes para o IF Sertão-PE e finalizou seu discurso afirmando: “Nosso alunos são a razão de nossa existência”. Na oportunidade, ela também agradeceu aos servidores que fizeram parte da equipe de organização do evento.

Tomada pela emoção, a reitora Leopoldina relembrou as dificuldades enfrentadas em sua trajetória como estudante e defendeu que a implementação das Políticas de Assistência Estudantil perpassa não só pela garantia da permanência dos alunos, mas também assegura ao aluno a conclusão do curso e a formação de cidadãos. Na ocasião ela também mencionou alguns avanços da atual gestão do IF Sertão-PE. “Nós já encaminhamos a reforma do campus Ouricuri, a reforma do alojamento dos estudantes do campus Petrolina Zona Rural e a construção de quadras poliesportivas dos campi Salgueiro, Floresta e Ouricuri”, disse.

Importância do Movimento Estudantil é abordada na palestra “Movimento Estudantil: um breve histórico”

A diretora de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, Maria Vilani Calvalcante, encerrou as atividades do primeiro dia com a palestra “Política de Assistência Estudantil no IF Sertão-PE”. Durante a apresentação, ela discutiu sobre os aspectos relacionados ao conceito e princípios da Assistência Estudantil, ressaltando a importância do Fórum como local de escuta. “Este é o espaço em que o estudante ouve e é ouvido. É o local onde ele percebe sua importância dentro da Instituição”.

A programação do evento contou também, na manhã segundo dia, com a realização dos Grupos de Trabalho, que reuniram os estudantes para elaboração de propostas nos seguintes eixos: Acesso Permanência e Êxito, Movimento Estudantil, Protagonismo Acadêmico, Orçamento e Administração de Recursos, Iniciação Científica e Extensão e Atendimento ao Estudante. No período da tarde os alunos assistiram à palestra “Movimento Estudantil: um breve histórico”, ministrada pelo professor de História, do campus Petrolina, Deidson da Silva, que provocou acerca do enfraquecimento das ações coletivas numa sociedade regida pelo individualismo.

Estudantes elaboram propostas para a melhoria das Políticas de Assistência Estudantil do Instituto

O 1º Fórum Discente de Assistência Estudantil encerrou com a plenária, onde os estudantes apresentaram aos gestores do Instituto as propostas formuladas nos GT´s. Entre as propostas estavam a criação de um movimento unificado de estudantes do IF Sertão-PE, a garantia da participação dos alunos nos eventos estudantis e a manutenção e expansão dos espaços de diálogos, entre outros.

O aluno Joel da Conceição, do curso de Viticultura e Enologia, do Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, avaliou o Fórum como esclarecedor e positivo quanto aos assuntos que muitos estudantes desconhecem, principalmente quando foram abordadas as questões relacionadas ao direito do aluno. “Espero que os conhecimentos adquiridos aqui possam ser colocados em prática e tragam benefícios para todos os alunos”, afirmou.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro