-
Última Atualização: 20 Outubro 2017
-
Criado: 20 Outubro 2017
-
Acessos: 3408
IF Sertão-PE firma acordo de cooperação técnica com instituição da Guiana Francesa
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) firmou, nesta quinta-feira (19), acordo de cooperação técnica com o Lycée Polyvalent Melkior et Garré, da Guiana Francesa. Em solenidade realizada no campus Petrolina Zona Rural, as duas instituições reforçaram o interesse na parceria, que tem como principais objetivos a realização de visitas técnicas e intercâmbio de conhecimentos.
Acordo firmado possibilita intercâmbio de estudantes entre as duas instituições e tem validade inicial de cinco anos
Até o próximo domingo (22), o campus Petrolina Zona Rural acolherá uma delegação guianense, composta por dois professores e dez alunos do Lycée citado, que terão a oportunidade de conhecer sobre a agricultura local, produção animal, vegetal e manejo agroecológico. Para a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, este é apenas o início de uma parceria, que pretende aproximar ainda mais as duas instituições. “Nós queremos reforçar que é muito importante a vinda de vocês e o quanto vão trazer de conhecimento para nós. Esse intercâmbio é muito bom, mesmo que seja em um período curto, mas que futuramente possa perdurar por um período ainda maior. Esse é um caminho que o IF Sertão-PE tem interesse em fortalecer”, afirmou
Representantes do IF Sertão-PE e do Lycée Melkior et Garré reforçaram interesse na aproximação dos países
A solenidade contou ainda com as presenças do pró-reitor de Extensão, Ricardo Bitencourt, do assessor de Assuntos Internacionais, Marcos Masutti, da diretora geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, do professor do Lycée Melkior et Garré, Sebastien Bereau, além de estudantes e servidores. “O objetivo dessa nossa primeira visita é protocolar e pedagógica. Nos interessamos pela agricultura brasileira, em especial pela região do sertão, para ver como uma região que normalmente tem dificuldades perante o clima consegue ter uma agricultura forte, queremos uma visão mais concreta das coisas e conversar com os atores dessa área”, disse o professor Sebastien Bereau.
Visitantes conheceram tecnologias de convivência com a seca aplicadas na agricultura
Após a assinatura do convênio, os visitantes conheceram a estrutura do campo experimental do campus, passando por áreas de práticas agrícolas e de produção animal, concluindo a rota na Escola do Vinho. À noite, participaram de uma programação cultural, com apresentação musical. “Achamos maravilhoso, o acolhimento é fantástico. Estamos muito felizes, porque já no primeiro dia encontramos pessoas com paixão pelo trabalho que fazem”
Grupo conheceu a infraestrutura do campo experimental do campus Petrolina Zona Rural
A programação com os alunos e professores da Guiana Francesa continua nesta sexta-feira (20), com apresentação sobre manejo de água e práticas agroecológicas e a partir das 14h, roda de conversa sobre “Meio Ambiente e Políticas Públicas”, que será realizada no auditório do campus Petrolina Zona Rural.
Clique aqui para conferir a programação completa.