IF Sertão-PE inicia a JINCE/JID 2017 com palestras, lançamentos de livros e apresentações culturais

O IF Sertão-PE iniciou nesta quarta-feira (25) a Jornada de Iniciação Científica e Extensão e a Jornada de Iniciação à Docência 2017 (JINCE/JID). Este ano, estudantes, professores e técnicos administrativos vieram até o campus Serra Talhada, onde estão tendo a oportunidade de trocar experiências e conhecerem quem também produz conhecimento no Instituto.

O ginásio poliesportivo do campus foi o local escolhido para a cerimônia de abertura

No período da tarde, a movimentação no campus já estava grande, e muitos estudantes apresentaram os primeiros trabalhos para as bancas examinadoras. À noite, todos os participantes acompanharam a cerimônia de abertura do evento, que contou com as presenças do pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, da pró-reitora de Ensino, Marli Melo, da diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Clecia Pacheco, do diretor do campus Serra Talhada, Kleyton Nunes, da coordenadora da JINCE/ JID, Andrezza Monteiro, além de servidores e estudantes que lotaram o ginásio poliesportivo do campus para prestigiar o momento.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, representou a reitora Leopoldina Veras no evento

Em sua fala, Ricardo Bitencourt destacou a maneira com que todos, ao trabalharem de maneira conjunta para a realização do evento, têm produzido maravilhas. ”Não é possível enxergar a Extensão de maneira apartada do Ensino, da Pesquisa ou Inovação e estamos tentando implementar o que chamamos de indissociabilidade entre esses eixos. Isso é fundamental para as pessoas entenderem que estas áreas podem ser complementares, otimizando a curiosidade dos alunos e encontrando força uma na outra para caminharmos juntos”, salientou o pró-reitor.

A cerimônia contou também com a palestra intitulada "Inovação Tecnológica no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão". O professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Luciano Toledo, fez um diagnóstico da rede federal e enfatizou os desafios e as oportunidades que se fomentam na relação entre os Institutos Federais e os setores produtivos. Segundo ele, a baixa contribuição do setor privado nas pesquisas desenvolvidas pelos IFs e a ausência de articulação dos projetos institucionais com as demandas produtivas da sociedade são grandes entraves ao avanço na área de inovação. "O fato de os nossos estudantes participarem dos projetos cria a integração com o ensino e a parceria com as organizações sociais cria a oportunidade de integração. Acreditar nisso é fundamental para contribuir com o desenvolvimento social e econômico dos arranjos produtivos locais", afirmou.

Público contava com estudantes e servidores do IF Sertão-PE

Animada com o primeiro dia da JINCE/JID 2017, a professora Andrezza ressaltou a integração que o evento tem proporcionado no campus. “Esse é o primeiro grande momento do campus Serra Talhada, com participação intensa dos nossos alunos, e vê-los recepcionar os demais estudantes que estão chegando ansiosos para apresentar o resultado de um ano de trabalho, é muito gratificante. Esta também é a oportunidade de discutir, apresentar e fazer aparecer tudo o que produzimos em nosso IF Sertão-PE”, finalizou.

Grupo de xaxado finalizou a noite

Ao final da cerimônia, todos assistiram a apresentação cultural do grupo de xaxado Gilvan Santos, tradicional de Serra Talhada.

O que já rolou

No período da tarde desta quarta-feira (25), o Hall do campus Serra Talhada sediou o lançamento de dois livros escritos por docentes do IF Sertão-PE e resultantes de pesquisas realizadas no mestrado: “A Competitividade na Indústria Metal-Mecânica: A instalação de uma refinaria de Petróleo”, escrito pela professora do campus Serra Talhada, Larissa da Costa Melo, e “Implicações do Pibid nas Licenciaturas de Física e Química no IF Sertão-PE”, publicado pela professora do campus Petrolina, Delza Cristina Guedes Amorim.

A professora Larissa Melo durante o lançamento de seu livro

Docente nas áreas de gestão e logística, a professora Larissa apresentou o livro oriundo da sua dissertação de mestrado em Administração e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Entre os resultados alcançados com a pesquisa, ela destacou a necessidade de as empresas do setor Metal-Mecânica se qualificarem para atender às demandas do mercado internacional. “As empresas precisam assumir riscos e atuar em mercados novos, fazendo parcerias com órgãos de apoio, como o Instituto Federal, para qualificar a mão-de-obra e facilitar o acesso à internacionalização”, lembrou ela.

A professora Delza discutiu com o público acerca da produção do seu livro

Com base na análise documental dos relatórios institucionais e de estudantes e servidores do Pibid, além de entrevistas com professores da equipe dos subprojetos de Química e Física, a pesquisa desenvolvida pela professora Delza no mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) revelou que o Pibid promove a valorização do magistério e a inovação nas práticas pedagógicas, trazendo reflexões importantes sobre o processo de profissionalização e construção da identidade profissional dos professores. “É a primeira vez que a Jornada acontece contemplando todas as áreas estratégicas de atuação do Instituto (ensino, pesquisa, extensão e inovação), e por isso mesmo é muito rico trazer as experiências e memórias do Pibid, já que a docência está em todas as áreas”, concluiu.

Com informações de Luis Osete.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro