-
Última Atualização: 30 Outubro 2017
-
Criado: 30 Outubro 2017
-
Acessos: 2048
Último dia da JINCE/JID 2017 teve apresentação das Mostras de Inovação Tecnológica e Didática e premiação dos projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão
A perspectiva de aproveitar materiais de baixo custo para tornar acessíveis conteúdos curriculares das áreas de Química, Física e Música deu o tom da Mostra Didática. Em exposição, experimentos criados em conjunto com estudantes de escolas onde o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atua, promovendo soluções eficazes e tornando o cotidiano escolar dinâmico e atrativo. “O objetivo da Mostra é divulgar o que os nossos estudantes estão fazendo junto com alunos das escolas onde atuamos. Os materiais didáticos são construídos em uma perspectiva inclusiva e contextualizadora”, destacou a coordenadora institucional do Pibid, Delza Amorim.
Mostras didáticas e tecnológicas chamaram a atenção dos participantes
Entre os recursos didáticos presentes à Mostra, a estudante de Licenciatura em Química do campus Petrolina, Delza Maria dos Reis, apresentou um gráfico de aquecimento da matéria adaptado a deficientes visuais e feito com materiais alternativos e de baixo custo, como cadarço, emborrachado, palito e lantejoula. Há nove meses atuando no Pibid, ela já consegue perceber impactos importantes em sua formação. “Amadureci bastante, especialmente na vivência em sala de aula, na postura para apresentação de trabalhos e na pesquisa em minha área de formação”, ressaltou.
O desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que aliam teoria e prática tem sido fundamental para suprir algumas carências presentes nas instituições educacionais. Segundo a coordenadora de Gestão do Pibid, Kamilla Barreto, “a falta de laboratório nas escolas também move as ações do Pibid. A ideia é trabalhar a contextualização e facilitar a aprendizagem com fundamento teórico”, lembrou ela. Também em diálogo com as necessidades sociais da comunidade, uma variedade de experiências exitosas e inovadoras desenvolvidas em diversos campi do Instituto marcaram a Mostra de Inovação Tecnológica. A reutilização, o reaproveitamento, a reciclagem e a evidência das potencialidades do sertão pernambucano foram os grandes motes dos projetos apresentados.
Quem passeou pelos estantes recebeu lições de professores e estudantes bolsistas
“A proposta é pensar na sustentabilidade e no desenvolvimento regional, a partir do aproveitamento daquilo que temos na região. Precisamos cada vez mais usar a nossa criatividade para criar soluções inovadoras e pensar em alternativas sustentáveis”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Priscila Silva. Segundo ela, os desafios atuais dos projetos dizem respeito à busca de parcerias e à captação de recursos.
Reutilização do lixo eletrônico foi apresentado por estudantes do campus Salgueiro
Entre as iniciativas apresentadas, estava o projeto “Lixo eletrônico: reutilização, reaproveitamento e reciclagem”, desenvolvido no campus Salgueiro. Além de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de reutilizar o lixo eletrônico, o projeto incentiva o potencial criativo dos estudantes, como Fabricio Ferreira, que faz o curso técnico em Informática. “Quando recebi o convite para participar desse projeto fiquei muito agradecido, porque juntou duas áreas que gosto: o artesanato e a sustentabilidade”, afirmou ele.
Durante a cerimônia de encerramento foram entregues as premiações aos estudantes
Ainda na sexta-feira (27), foi realizada a cerimônia de encerramento da JINCE/JID 2017. Entre os presentes, estava a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, que não pode comparecer na abertura por conta de outros compromissos de agenda. Em sua fala, Leopoldina agradeceu o empenho dos alunos e servidores na realização do evento e ressaltou a importância de cada trabalho apresentado para o Instituto. “Estou muto feliz em ver tantos trabalhos bonitos, promissores e que enaltecem o nome da nossa Instituição. Isso faz com que nós enquanto gestores e profissionais da educação acreditemos cada vez mais que estamos no caminho certo”, salientou.
Os estudantes bolsistas foram premiados em diferentes categorias
Durante a cerimônia, também foram laureados ou três primeiros lugares de cada categoria dos trabalhos apresentados pelos bolsistas do IF Sertão-PE, além das Mostras Tecnológicas. Ficou decido também que em 2018 a JINCE/JID será realizada no campus Santa Maria da Boa Vista. O evento foi finalizado com a apresentação cultural do Grupo Linguagens e Grupo de Percussão Tambores da Caxixola de Serra Talhada.