Inclusão e respeito às diferenças são debatidos no II Encontro dos Profissionais de Assistência Estudantil e II Seminário do Napne

Debater a inclusão e o respeito às diferenças; planejar ações para a melhoria na acessibilidade física; estrutural e tecnológica; buscar caminhos para uma maior sinergia entre os discentes com necessidades específicas e a instituição e contribuir para a diminuição da evasão escolar por meio de iniciativas que auxiliem os discentes em suas dificuldades pessoais e sociais. É com esses objetivos que professores e técnicos em educação da área de assistência estudantil de todos os campi do IF Sertão-PE participam, de quinta (16) até a sexta (17), do II Seminário do Napne e do II Encontro dos Profissionais de Assistência Estudantil, no auditório do Campus Petrolina do IF Sertão-PE.

II Seminário do Napne e II Encontro dos Profissionais de Assistência Estudantil acontecem no auditório do Campus Petrolina.

A abertura dos eventos contou com as presenças da pró-reitora de Ensino, Maria Marli Neto, do pró-reitor de Extensão, Ricardo Bitencourt e da bibliotecária Tatiane Alves, do setor de Políticas de Inclusão do IF Sertão-PE, que formaram a mesa para a apresentação da palestra: Ensino, pesquisa e extensão na perspectiva inclusiva, seguida de um debate sobre o tema.

Maria Vilani, da Pró-Reitoria de Ensino, é uma das responsáveis pela realização dos eventos.

Na sequência, Tatiane Alves apresentou o painel: Experiências de ensino, pesquisa e extensão sobre acessibilidade e inclusão no IF Sertão-PE, após o qual os representantes de cada campus socializaram suas experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à acessibilidade e à inclusão no âmbito da instituição.

Servidores e servidoras envolvidos com a assistência estudantil debatem a inclusão no âmbito do IF Sertão-PE.

Os participantes também debateram os incentivos aos projetos de extensão voltados para a assistência estudantil e a inclusão no âmbito do Instituto Federal. A última atividade do primeiro dia do evento foi a apresentação do painel: Experiências dos profissionais de Assistência Estudantil no IF Sertão-PE.

Bibliotecária Tatiane Alves, da Proen, foi uma das palestrantes no primeiro dia de programação.

O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) possui representações em todos os campi do IF Sertão-PE, com o intuito de mapear e suprir as demandas de acessibilidade e inclusão em âmbito acadêmico. Nesta sexta-feira (17), os eventos terão início a partir das 9h, com a palestra: A inclusão começa em mim, proferida pela professora da Univasf, Karla Luz, doutora em psicologia clínica que atua há 18 anos com trabalhos voltados para a inclusão social. Em seguida, os grupos de trabalho irão discutir o planejamento de ações para 2018, com a formulação das propostas a serem apresentadas no período da tarde.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br