Começa em João Pessoa a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec)

A 41ª Edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) teve início na noite da segunda-feira (20) e prossegue até a quinta-feira (23), no Centro de Convenções do Estado da Paraíba. O tema deste ano é "Educação Profissional: acesso, permanência e êxito", que será enfatizado por meio de palestras e mesas-redondas, além das temáticas transversais que visam promover políticas e ações para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação no Brasil.

Reitores e demais gestores das instituições da Rede Federal reúnem-se até a quinta-feira (23), em João Pessoa, para discutir os rumos da educação profissional e tecnológica no país.

A Reditec é realizada anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que é a instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica no âmbito da Rede Federal. Na solenidade de abertura da 41ª Reditec, o reitor do Instituto Federal da Paraíba, Nicácio Lopes, saudou todos os gestores dos Institutos Federais e fez uma homenagem a todos estados, mencionando aspectos peculiares da diversidade cultural de cada um dos entes da federação, em seguida deu as boas-vindas aos cerca de mil gestores dos Institutos Federais, Cefets, Escolas Técnicas vinculadas às universidades e universidades tecnológicas que integram a Rede Federal.

Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, deu as boas-vindas aos participantes da 41ª edição da Reditec, no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa.

Ainda compuseram a mesa para a abertura oficial da 41ª Reditec, o secretário de Educação do Estado da Paraíba, Aléssio de Barros, que é professor do IFPB e foi secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e o presidente do Conif e reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Hino Nacional Brasileiro foi executado por um trio de sanfoneiros paraibanos e a conferência de abertura, com o tema "PNE: os desafios da educação profissional", foi proferida pelo professor Luiz Fernando Dourado, da UFG. Além de reitores, pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos dos campi, a Reditec conta com a participação de palestrantes reconhecidos em âmbito acadêmico e educadores selecionados para apresentar trabalhos voltados para a ampliação e o fortalecimento da educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento social das diversas regiões do país.

Orquestra Sanfônica Balaio Nordestino, que interpretou clássicos da música nordestina.

A 41ª Reditec terá uma extensa programação, com espaço para os educadores apresentarem iniciativas bem sucedidas nas instituições da Rede Federal, com a Mostra de Experiências Exitosas e projetos nas áreas de gestão, extensão, ensino pesquisa e internacionalização, os gestores estarão reunidos em fóruns temáticos, durante os quais terão oportunidade de debater sobre temas como planejamento, ensino, extensão, pesquisa e inovação, relações internacionais, desenvolvimento institucional e educação no campo. Além da reitora Leopoldina Veras, o IF Sertão-PE conta com uma comitiva formada por pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos e servidores que desenvolvem ações estratégicas no âmbito da gestão institucional.

Conferencista Luiz Fernandes Dourado citou o educador Paulo Freire ao concluir a conferência de abertura, com um chamado a todos os presentes: "Educação, Resistência e Liberdade!".

Acesse aqui a programação da 41ª Reunião Anual dos Dirigentes de Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro