Gestores dos Institutos Federais debatem estratégias de acesso, permanência e êxito na educação profissional e tecnológica durante a 41ª Reditec

Prospectar e viabilizar estratégias para a permanência dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com vistas ao êxito na formação. Essa é a tônica dos debates durante a 41ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Uma intensa programação tomou conta do Centro de Convenções do Estado da Paraíba desde a última segunda-feira (20), com exposições, mesas redondas e apresentação de experiências exitosas realizadas no âmbito da Rede Federal, com o debate girando em torno das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Mostra de Experiências Exitosas teve apresentações como a da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, promovida pelo IF Sul de Minas, que a cada ano ganha mais visibilidade e adesão dos estudantes de todo o Brasil.

Na terça-feira (21), a programação da Reditec 2017 teve exposição de estatísticas educacionais em defesa da Rede Federal, conduzida pelo professor Gustavo Morais, do INEP, que entre outras coisas apresentou uma nova plataforma para o tratamento de dados dos discentes. Chamada de Plataforma Nilo Peçanha, o sistema irá facilitar o acesso aos dados e contribuir para a otimização das ações institucionais e pedagógicas na Rede Federal. De acordo com a reitora Leopoldina Veras, "a plataforma chega para dar um impulso extraordinário em relação aos dados do Sistec, com um acesso muito mais rápido, em tempo real, não haverá mais aquela espera angustiante pelos relatórios, conferindo mais agilidade e eficácia às ações".

Eventos científicos do IFPB também estão sendo realizados no mesmo pavilhão da Reditec 2017, a exemplo do Simpósio de Iniciação Científica e da Mostra Tecnológica.

Ainda na terça (21) e também na quarta-feira (22), houve reuniões de grupos de trabalho e apresentação de experiências exitosas em ensino, pesquisa, extensão, gestão e internacionalização. No âmbito da internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a programação contou com network meetings, encontros voltados para a proposição de políticas e ações com vistas à consolidação e ampliação de intercâmbios e parcerias com países estrangeiros, com explica o assessor de Assuntos Internacionais do IF Sertão-PE, Marcos Masutti. "Estamos ampliando as relações com instituições francesas, pois já há essa relação com referência ao ensino médio e agora estamos avançando em relação à graduação e a pós-graduação e já conversamos com instituições da Austrália no sentido de trazer professores de lá para dar aulas de inglês aos nossos alunos e servidores", informou. A internacionalização da Rede foi ainda tema de mesas redondas e de exposições de experiências exitosas durante o evento.

Palestra do Educador e filósofo Gaudência Frigotto contou com auditório lotado por reitores e diretores dos Institutos Federais e demais entes da Rede Federal.

Uma das palestras mais esperadas da 41ª edição da Reditec foi a do filósofo e professor da UERJ, Gaudêncio Frigotto, ocorrida no segundo dia do evento, que levou os gestores à reflexão sobre a necessidade de adaptação dos educadores à realidade dos alunos, contribuindo para a superação das dificuldades sociais e promovendo a inclusão por meio da educação profissional e tecnológica. Crítico às reformas trabalhista e do ensino médio, que para ele estão interconectadas, Frigotto entende que a inclusão e a diversidade na educação são estratégias para superar as desigualdades sociais. "O mercado deseja formar pessoas que não leiam o mundo e a nossa juventude não merece isso", afirmou o educador.

Terceiro dia

Na quarta-feira (22), a programação contou com a presença da secretária executiva da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que falou aos reitores sobre as recentes diretrizes do governo federal no âmbito da sua pasta e ouviu os anseios dos dirigentes em torno da necessidade de fortalecimento da Rede Federal para o desenvolvimento social e regional do país. A secretária também ouviu questionamentos sobre a consolidação da expansão e os investimentos financeiros e em recursos humanos no âmbito da Rede Federal.

Reitora Leopoldina Veras ladeada por alguns dos gestores e servidores que formam a comitiva do IF Sertão-PE durante a 41ª Reditec.

A quarta-feira também foi repleta de exposições e de experiências exitosas apresentadas por gestores e servidores de todos os Institutos Federais, Cefets, escolas técnicas vinculadas e Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. As apresentações focaram a inclusão, as estratégias de permanência, os recursos didáticos, a internacionalização, as tecnologias assistivas para inclusão de estudantes com necessidades específicas, mas que beneficiam toda a sociedade, a agroecologia e sobre os resultados do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no âmbito do campesinato, dentre outras. Nesta quinta-feira (23), acontecem os Fóruns de dirigentes, com a participação dos gestores dos diversos segmentos institucionais e Plenária para apresentação dos relatos dos Fóruns, das Câmaras do CONIF e das diretorias gerais por região.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro