Gestores da Rede Federal encaminham proposições ao Conif como resultado dos trabalhos da 41ª Reditec

A 41ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada entre os dias 20 e 23 de novembro, teve como resultado um elenco de proposições elaboradas por ocasião dos fóruns regionais e temáticos de reitores e diretores-gerais, reuniões setoriais e apresentações das experiências exitosas voltadas para a ampliação do acesso, a permanência e o êxito de um número cada vez maior de brasileiras e brasileiros beneficiados com a educação de qualidade ofertada pelos Institutos Federais e demais entes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Diretores dos campi do IF Sertão-PE durante o Fórum dos Diretores-Gerais da região Nordeste, conduzido pela reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, no ultimo dia da Reditec 2017.

Os subtemas relacionados à inclusão e à internacionalização, além das experiências exitosas que permearam as discussões em torno do ensino, da pesquisa e da extensão subsidiaram os grupos de trabalho para a elaboração das proposições apresentadas ao final da Reunião. O Fórum de diretores-gerais da região Nordeste, conduzido pela reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, dentre outras proposições apontou a necessidade de fortalecimento da assistência estudantil, a melhoria dos transportes por meio da ampliação de parcerias entre os campi e as respectivas prefeituras, maior aproximação das equipes pedagógicas junto às comunidades, inclusive por meio de projetos de extensão, aumento de parcerias com órgãos governamentais e mais apoio aos profissionais de assistência estudantil. Os gestores da região Nordeste também defenderam a melhoria contínua dos processos seletivos e na comunicação com a comunidade, principalmente os jovens.

Após debates, reuniões e fóruns discursivos, gestores reuniram-se no auditório Praia do Seixas, no Centro de Convenções da Paraíba, para deliberações e encaminhamentos ao Conif.

Quanto à análise realizada pelas delegações das demais regiões do país, houve unanimidade no sentido de apontar a insuficiência de auxílios estudantis e a pouca oferta de transporte e alimentação como entraves à permanência dos discentes. Os dirigentes discutiram soluções como o incentivo às ações inclusivas; maior aproximação da instituição junto às famílias e comunidades de onde provém os alunos e também entre os Institutos e a rede de educação básica, por meio de projetos de extensão; ampliação das ações de divulgação dos processos seletivos e dos próprios Institutos Federais.

No total, estiveram reunidos 1.200 reitores, diretores-gerais, pró-reitores e outros servidores de todo o Brasil para discutir e deliberar ações para a consolidação e o fortalecimento dos Institutos Federais.

Além dos fóruns regionais, houve reuniões dos fóruns temáticos, com a participação de pró-reitores e servidores envolvidos nas ações de planejamento, internacionalização, ensino, pesquisa e inovação, desenvolvimento institucional e extensão. Dentre as sugestões referentes às ações inclusivas, os representantes dos Institutos Federais reivindicaram uma maior participação dos docentes no acompanhamento dos estudantes com necessidades especificas, visto que algumas vezes essa assistência é vista como exclusividade dos Núcleos de Assistência aos Portadores de Necessidades Específicas (Napnes) das instituições.

Reitora Leopoldina Veras mediou as colocações feitas pelos diretores-gerais do Nordeste. Ela presidiu os trabalhos do Fórum juntamente com o reitor do IFCE, Virgílio Araripe.

As discussões resultaram nos relatórios entregues ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) por ocasião da Plenária Final que apresentou os resultados dos Fóruns Regionais e Temáticos, da Câmara dos Reitores e dos Diretores-Gerais por região, realizados no último dia da 41ª edição da Reditec.

Diretores-gerais dos diversos campi dos institutos Federais do Nordeste enfatizaram a necessidade de adequação das instituições às condições sociais dos alunos, visto a importância e o papel social de inclusão dos menos favorecidos que representa a presença da Rede Federal nas regiões mais longínquas do país.

O diretor-geral do Campus Petrolina, Fabiano Marinho, disse estar satisfeito com a avaliação dos trabalhos realizada durante a Reditec. "Pelo que eu ouvi aqui, felizmente o campus Petrolina tem menores dificuldades em relação a questões como transporte público, devido à proximidade com o centro da cidade. Quanto à questão da inclusão, temos investido para ampliar a acessibilidade, o que já é uma iniciativa antiga no nosso campus", O diretor também afirmou estar feliz com a procura pelos cursos do campus Petrolina, com um aumento progressivo no número de inscritos no Processo Seletivo, o que, segundo ele, democratiza as oportunidades.

Diretor do campus Pecém do IFCE, Marcel Ribeiro, apresentou as proposições elaboradas pelos gestores do Nordeste, sob a coordenação da reitora Leopoldina Veras, durante a Plenária dos Fóruns Regionais da Reditec 2017.

Já para a diretora-geral do campus Petrolina Zona Rural, Jane Peres, "além das questões estruturais e de transportes, é preciso ampliar também os incentivos aos projetos de pesquisa e de extensão, pois esses projetos contribuem para o engajamento e a permanência dos alunos na instituição", avaliou a diretora.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro