Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto de Empreendedorismo no IF Sertão-PE foi aprovado em chamada pública 

Um projeto do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), com o tema “Programa de capacitação de alunos e professores do IF Sertão-PE para o empreendedorismo e desenvolvimento de produtos inovadores”, foi aprovado na chamada pública nº 01/2017 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A lista dos projetos aprovados foi publicada na última sexta-feira (12) e pode ser conferida aqui.

O projeto será coordenado pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Luciana Cavalcanti, com o apoio dos servidores Clécio Souza, Priscila Nascimento, Maria Gomes, Bruno Teles, Rafael Feitosa e Alessandra Sá, da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/ISA). De acordo com Luciana Cavalcanti, a difusão dos conceitos de empreendimentos inovadores pode impulsionar uma nova mentalidade. “Novas tecnologias podem surgir para promover o desenvolvimento local e regional, assim como novas alternativas de geração de emprego e renda podem ser proporcionadas. Somente assim, será possível o fechamento do ciclo que envolve: criação-proteção-comercialização dos produtos e tecnologias desenvolvidos pelos pesquisadores”, afirmou ela.  

Elaborada em parceria com a Universidade de Berlim - School of International Business and Entrepreneurship (STEINBEIS-SIBE do Brasil), a chamada pública selecionou projetos nas áreas de gestão da inovação tecnológica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), com o intuito de inserir os gestores das propostas selecionadas em um curso de capacitação em Gestão de Inovação em Serviços. 

O processo seletivo ocorreu em duas etapas. Na primeira, a pontuação individual foi dada pela análise curricular somada ao mérito/relevância do pré-projeto, sendo selecionadas 80 propostas entre as 124 encaminhadas em todo o país. Na segunda etapa, foi realizada uma entrevista com representante da STEINBEIS-SIBE, que selecionou apenas 41 propostas para serem executadas durante o ano de 2018.

A capacitação em Gestão da Inovação será realizada conforme curso da Innovation Management Professional (IMP) oferecido pela STEINBEIS-SIBE do Brasil, e envolverá incursões teóricas e práticas, com 360 horas e 600 horas de dedicação ao projeto, totalizando 960 horas. A duração do curso será de aproximadamente 12 meses, com início em 26 de fevereiro de 2018, com 11 encontros mensais presenciais em Brasília/DF, além de uma imersão de 80 horas na Alemanha. 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350