IF Sertão-PE é premiado em Brasília por aderir à aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

A Chamada Pública nº 01/2017 do IF Sertão-PE, que normatizou a aquisição de alimentos da agricultura familiar destinados à merenda escolar dos estudantes dos campi Petrolina Zona Rural e Petrolina no ano passado, teve sua importância reconhecida por ocasião da entrega do Prêmio Destaque 2017, ocorrida na quinta-feira, 23 de março, durante o Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Brasília/DF. Somente duas instituições de ensino foram agraciadas e o IF Sertão-PE foi o único Instituto Federal premiado na cerimônia, realizada no Hotel Nacional, na Asa Sul da capital federal.

O Prêmio foi concedido em virtude da priorização dada pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano aos alimentos provenientes da agricultura familiar na execução da modalidade de Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CI). A premiação foi entregue pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, ao pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão-PE, Jean Carlos Alencar, que durante a vigência das inscrições para a Chamada pública empenhou-se em percorrer os órgãos de imprensa no sentido de divulgar a iniciativa, o que garantiu uma adesão satisfatória de agricultores familiares, cooperativas e associações de produtores da região interessados em fornecer alimentos de qualidade, por um preço justo, destinados à merenda escolar dos estudantes da instituição, sem a presença de atravessadores.

De acordo com o pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão-PE, essa foi a primeira Chamada Pública nessa modalidade, mas a expectativa é que no segundo semestre de 2018 haja outra nos mesmos moldes. Quanto ao prêmio, ele dedica às equipes de trabalho envolvidas, em especial às Diretorias de Administração e Planejamento dos campi Petrolina Zona Rural e Petrolina. "Essa iniciativa tem uma importância social muito grande, pois propicia a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares a preços compatíveis com os mercados regionais, inclusive eliminando a figura do atravessador, além de possibilitar uma alimentação mais saudável aos nossos alunos”, avalia. Após as homologações finais, os valores destinados às aquisições de alimentos provenientes da agricultura familiar para merenda escolar no IF Sertão-PE foram de aproximadamente R$ 355 mil para o campus Petrolina Zona Rural e de R$ 163 mil para o campus Petrolina.

Ainda de acordo com o pró-reitor, quase 100 agricultores familiares submeteram propostas no âmbito dos grupos informais, além de cinco grupos formais, representados por cooperativas e associações. “Levando-se em consideração o número de agricultores vinculados às cooperativas e associações, chega-se tranquilamente a um número de 300 agricultores”, enumera o professor Jean. Como a modalidade de aquisição é exclusiva para agricultores familiares, cuja atividade é regida pela Lei 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, são beneficiários em potencial da Chamada Pública as populações quilombolas, indígenas, comunidades tradicionais, trabalhadores rurais assentados, mulheres agricultoras e produtores agroecológicos e orgânicos.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br