Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Congresso Nacional promove Sessão Solene em homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais

Em Sessão Solene realizada em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, o Congresso Nacional homenageou os 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. A Sessão foi presidida pela deputada federal Maria do Rosário e contou com as presenças de parlamentares de todos os estados da federação; do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, além de reitores de diversos Institutos Federais, dentre os quais a reitora Leopoldina Veras, do IF Sertão-PE; da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Nascimento; de líderes estudantis da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; de representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), de estudantes do instituto Federal de Brasília e de representantes da sociedade civil.

A deputada federal Maria do Rosário presidiu a Sessão Solene da Câmara dos deputados em homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais, na manhã da quinta-feira, 12 de abril de 2018.

A palavra foi franqueada ao presidente do (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, que falou em nome dos demais reitores e argumentou que os Institutos Federais cresceram em tamanho e em número de alunos, o que requer a ampliação de investimentos com vistas à melhoria da qualidade do ensino ofertado e ao atendimento das demandas sociais por educação. “Na constituição dos Institutos Federais a ideia era que nós chegássemos a mil unidades. Hoje possuímos mais de 600 campi. Somos uma instituição que saiu de 160 mil alunos para mais de 1 milhão”, informou o representante dos reitores.

Presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, reivindicou maiores investimentos para os Institutos Federais, em defesa da inclusão social por intermédio da educação.

O dirigente, que é reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), afirmou também que houve muitos avanços, mas que ainda é preciso avançar mais em estrutura para os alunos. “De bibliotecas a refeitórios, de laboratórios a ginásios é necessário mais investimentos. Nós crescemos para o interior do país. A ideia dos institutos Federais é que os estudantes não saiam de suas regiões, é atender os arranjos produtivos locais, é estar nas comunidades mais discriminadas, é atender as pessoas que não tenham condições físicas e financeiras nas nossas instituições, onde mais de 80% têm uma renda per capita abaixo de um salário mínimo e meio. Nós existimos para as pessoas que mais precisam”, asseverou.

Deputado federal Ezequiel Fonseca foi um dos que parabenizaram os 10 anos dos Institutos Federais. Em segundo plano, a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, acompanhando a Sessão Solene.

O estudante José Maria Palheta Júnior falou em nome da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET) e cobrou investimentos na melhoria da qualidade do ensino. Já os parlamentares dos diversas partidos dividiram-se entre os que parabenizaram os Institutos Federais por uma década de atuação em benefício da sociedade brasileira e os que defenderam maiores investimentos para a Rede Federal, tendo em vista o aumento da demanda por educação pública, gratuita e de qualidade por parte da sociedade brasileira.

 

Fotos: adaptação TV Câmara

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350