Congresso Nacional promove Sessão Solene em homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais

Em Sessão Solene realizada em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, o Congresso Nacional homenageou os 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. A Sessão foi presidida pela deputada federal Maria do Rosário e contou com as presenças de parlamentares de todos os estados da federação; do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, além de reitores de diversos Institutos Federais, dentre os quais a reitora Leopoldina Veras, do IF Sertão-PE; da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Nascimento; de líderes estudantis da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; de representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), de estudantes do instituto Federal de Brasília e de representantes da sociedade civil.

A deputada federal Maria do Rosário presidiu a Sessão Solene da Câmara dos deputados em homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais, na manhã da quinta-feira, 12 de abril de 2018.

A palavra foi franqueada ao presidente do (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, que falou em nome dos demais reitores e argumentou que os Institutos Federais cresceram em tamanho e em número de alunos, o que requer a ampliação de investimentos com vistas à melhoria da qualidade do ensino ofertado e ao atendimento das demandas sociais por educação. “Na constituição dos Institutos Federais a ideia era que nós chegássemos a mil unidades. Hoje possuímos mais de 600 campi. Somos uma instituição que saiu de 160 mil alunos para mais de 1 milhão”, informou o representante dos reitores.

Presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, reivindicou maiores investimentos para os Institutos Federais, em defesa da inclusão social por intermédio da educação.

O dirigente, que é reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), afirmou também que houve muitos avanços, mas que ainda é preciso avançar mais em estrutura para os alunos. “De bibliotecas a refeitórios, de laboratórios a ginásios é necessário mais investimentos. Nós crescemos para o interior do país. A ideia dos institutos Federais é que os estudantes não saiam de suas regiões, é atender os arranjos produtivos locais, é estar nas comunidades mais discriminadas, é atender as pessoas que não tenham condições físicas e financeiras nas nossas instituições, onde mais de 80% têm uma renda per capita abaixo de um salário mínimo e meio. Nós existimos para as pessoas que mais precisam”, asseverou.

Deputado federal Ezequiel Fonseca foi um dos que parabenizaram os 10 anos dos Institutos Federais. Em segundo plano, a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, acompanhando a Sessão Solene.

O estudante José Maria Palheta Júnior falou em nome da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET) e cobrou investimentos na melhoria da qualidade do ensino. Já os parlamentares dos diversas partidos dividiram-se entre os que parabenizaram os Institutos Federais por uma década de atuação em benefício da sociedade brasileira e os que defenderam maiores investimentos para a Rede Federal, tendo em vista o aumento da demanda por educação pública, gratuita e de qualidade por parte da sociedade brasileira.

Fotos: adaptação TV Câmara

Reitoria