IF Sertão-PE tem mais de duzentas propostas aprovadas nas primeiras etapas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa de Residência Pedagógica da Capes

Foi divulgada, na última terça-feira (29), o resultado da primeira e segunda etapas dos editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. O IF Sertão-PE teve, respectivamente, 110 e 96 propostas aprovadas e na terceira etapa da seleção deverão ser apresentados os projetos institucionais desenvolvidos no âmbito dos dois programas.

De acordo com, Gizele Vieira, docente do campus Petrolina do IF Sertão-PE e responsável pelo envio das propostas do Programa de Residência Pedagógica, o resultado reflete o empenho do IF Sertão-PE na construção e fortalecimento da identidade docente. “O resultado é um reflexo da busca constante de nossa instituição em preparar nossos alunos para seu campo de atuação, através da participação nos programas de modernização das licenciaturas, como Pibid e agora o programa de Residência Pedagógica”, afirmou.

A diretora-geral do campus Floresta do IF Sertão-PE, Vera Filha, que esteve à frente das propostas do Pibid, enfatiza a importância do programa no processo de identificação e permanência dos alunos dos cursos de licenciatura. “Os alunos das licenciaturas serão beneficiados com uma maior aproximação com a vivência nas escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, sendo o programa um importante estímulo neste processo”.

O Pibid tem como uns dos objetivos contribuir para a valorização do magistério e proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma experiência prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas no valor de R$ 400,00 aos discentes de licenciatura que participam dele.

Já o Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando em uma escola de educação básica. Além disso, o programa também apoia as instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Para os alunos deste programa também são concedidas bolsas no valor de R$ 400,00.

Confira os resultados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br