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Modelo de avaliação democrática é tema de curso de capacitação para membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IF Sertão-PE

Na quinta-feira, 14, e na sexta-feira, 15 de junho, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IF Sertão-PE reúnem-se no auditório de Química do campus Petrolina, onde participam do curso de capacitação na área de avaliação institucional de desempenho educacional, ministrado pelo professor Assis Leão da Silva, que preside a CPA do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A realização do curso é uma iniciativa do Gabinete da Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. 

Diretor Fabiano Marinho, do campus Petrolina, deu as boas-vindas aos participantes da capacitação que vieram de todas as unidades da instituição.

Além dos membros da Comissão, composta por representantes do corpo docente, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) e do corpo discente da instituição, o curso conta com a participação de outros servidores e alunos dos cursos superiores interessados em conhecer melhor os mecanismos e critérios de avaliação no âmbito dos serviços educacionais prestados à sociedade, com base em análises quantitativas e qualitativas.

Pró-reitora de Ensino do IF Sertão-PE, Marli Melo, enfatizou a importância da utilização de critérios e ferramentas eficientes de avaliação institucional.

Na abertura do curso, o diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, a pró-reitora de Ensino, Marli Melo, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, deram as boas-vindas aos membros da CPA do IF Sertão-PE e demais participantes. Em seguida o professor Assis Leão, que possui mestrado e doutorado na área de avaliação institucional de desempenho educacional, iniciou o curso cuja duração é de 16 horas e conta com 40 participantes dos sete campi e da Reitoria da instituição.

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Sertão-PE, Alexandre Correia, relacionou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os processos internos de avaliação institucional. 

O curso aborda temas como "Avaliação Institucional: origens, finalidades e pressupostos teórico-metodológicos"; "Avaliação da educação superior no Brasil: características para políticas de avaliação"; além de relacionar o papel da Comissão Própria de Avaliação e sua relação com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Segundo o professor Assis Leão, uma avaliação institucional democrática deve primar pela transparência e exposição verdadeira da realidade, sem o mascaramento de dados e resultados, com a participação espontânea de representantes de toda a comunidade acadêmica, aliada à contribuição de setores da comunidade externa, e a união de esforços entre as áreas pedagógicas e das ciências exatas da instituição na construção holística de ferramentas avaliativas eficientes.

Professor Assis Leão, do IFPE, abordou teorias e práticas que o auxiliaram na elaboração do modelo de avaliação do IFPE, reconhecido como um dos mais bem sucedidos dentre as instituições públicas de ensino.

Ainda de acordo com o professor Assis Leão, os avaliadores internos devem tentar trabalhar em sinergia com os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). "Lá no IFPE, sempre que os avaliadores do INEP estão prestes a visitar a instituição, envio com antecedência um relatório completo para auxiliá-los em suas avaliações", afirma o especialista.

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