Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil divulga relatório do I Fórum Discente de Assistência Estudantil

Entre os dias 22 e 25 de maio deste ano, representantes da Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil (DPAE) estiveram nos sete campi do IF Sertão-PE para realizar o repasse e socializar o relatório do I Fórum Discente de Assistência Estudantil, realizado em Petrolina nos dias 22 e 23 de setembro de 2017. Agora, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral pode conferir a íntegra do relatório na área de documentos da Assistência Estudantil (clique aqui).

O I Fórum Discente contou com as presenças de 246 estudantes, representantes de sala e componentes dos Grêmios Estudantis, dos Diretórios e Centros Acadêmicos dos sete campi. Toda a programação vivenciada teve como objetivo fomentar o debate entre os estudantes sobre o fortalecimento das políticas de assistência estudantil e do movimento estudantil no âmbito do IF Sertão-PE, além de ter permitido um espaço de elaboração de propostas e trocas de experiências diversas entre os estudantes.

Como produto final do evento, foi elaborado o relatório, encaminhado à reitora Leopoldina Veras em dezembro de 2017 e aos pró-reitores em fevereiro deste ano. O relatório está sistematizado em três etapas: a apresentação da relatoria dos Grupos de Trabalho com as proposições dos estudantes, os encaminhamentos das ações baseados nessas proposições e a avaliação do Fórum pelos participantes.

De acordo com a diretora de Políticas de Assistência Estudantil do IF Sertão-PE, Vilani Cavalcante, a realização do I Fórum Discente é um marco para a instituição. “Foi um espaço em que nossos alunos se sentiram ouvidos e validados”, afirmou. No último dia 13 de junho, o relatório do Fórum foi apresentado na II Reunião Nacional de Gestores de Assistência Estudantil da Rede Federal. “O Fórum foi um evento que ainda não tinha sido vivenciado em toda a Rede Federal, considerado pelos gestores presentes como uma experiência bastante exitosa e norteadora”, destaca Vilani.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro