Aula inaugural marca início da primeira turma do Mestrado ProfEPT ofertado pelo IF Sertão-PE

Na última sexta-feira (10), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) deu início às atividades do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que é ofertado na modalidade semipresencial, em rede, pelos  Institutos Federais. No IF Sertão-PE, a primeira turma conta com 22 estudantes e tem como polo o campus Salgueiro.

A solenidade de abertura ocorreu no Auditório do campus e contou com a presença dos estudantes e de vários servidores que vieram prestigiar o momento. A mesa de honra foi composta pela reitora Leopoldina Veras; pelo diretor do campus Salgueiro, Josenildo Forte; pelas Pró-reitoras de Ensino e Pesquisa, Marli Melo e  Luciana Cavalcanti; além do coordenador do ProfEPT, Francisco Kelsen; e os Coordenadores de Pesquisas, Marcelo Iran e Marcelo Anderson, respectivamente da Reitoria e do campus Salgueiro.

Início do Mestrado Profissional em Educação marca uma nova etapa na linha de ensino do IF Sertão-PE: a oferta da primeira pós-graduação stricto sensu

O coordenador de pesquisa Marcelo Iran abriu os discursos ressaltando a importância da conquista para a região. “Essa especialização é um marco e uma grande oportunidade para reduzir as assimetrias regionais da pós-graduação”. Dando continuidade, o diretor Josenildo Forte ressaltou o entusiamo da unidade por sediar o Programa. “Estamos muito felizes e orgulhosos, pois estamos trazendo para o meio do Sertão a pesquisa”, disse o gestor.

Turma Pioneira do Mestrado em Educação Profissional ofertado pelo IF Sertão-PE

Já a pró-reitora de Pesquisa dirigiu seu discurso para os novos mestrandos. “Lutamos muitos para trazer esse mestrado, que foi dado início com a ação da antiga Pró-reitora de Pesquisa, Débora Anjos. Saibam que foi um caminho espinhoso e que por isso todo esse orgulho e essa felicidade. Peço que vocês aproveitem esse momento. Estamos tendo a oportunidade de interiorizar a ciência”. Finalizando os pronunciamentos, a reitora Leopoldina Veras descreveu a trajetória para a aprovação do Projeto e ressaltou o esforço coletivo dos servidores da Reitoria e do campus. A dirigente ainda enfatizou a força da instituição.“Esse mestrado só mostra a capacidade que temos para a formação comprometida com valores de cidadania e com potencial transformador”.

Após a solenidade inaugural, os estudantes ainda participaram do I Simpósio Nordestino de Educação Profissional e Tecnológica (SINEPT) e tiveram aulas até o dia 11/08.

ProfEPT

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) foi idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br