Começa em Petrolina o 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE

Com sucesso de público e a participação de servidores de todos os campi e da Reitoria do IF Sertão-PE, teve início na noite da quarta-feira, 29 de agosto, e prossegue até esta sexta, 31, em Petrolina, o 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE. A cerimônia que deu início ao evento aconteceu no salão Ilha do Rodeadouro, no Hotel Grande Rio, e a mesa de abertura foi composta pela reitora Leopoldina Veras, a pró-reitora de Ensino, Marli Melo, e a presidente da comissão organizadora do Encontro, Rosilene Oliveira.

Estudantes do IF Sertão-PE que integram a Orquestra Opus 68, do campus Petrolina, fizeram uma apresentação para os participantes do evento. Ao final da solenidade, durante o coquetel, foi a vez dos alunos do campus Ouricuri que formam a banda Ediforró tocarem para os participantes do Encontro.

O 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE pode ser considerado um marco em termos de integração, discussão, capacitação e planejamento de ações entre docentes e técnicos-administrativos em Educação (TAEs), como forma de ampliar a qualidade do ensino promovido pela Instituição e de estreitar a convivência entre os colegas de todas as unidades do IF Sertão-PE, com vistas à troca de experiências, gerando reflexões sobre a importância do trabalho de cada servidor para o desenvolvimento contínuo e progressivo do Instituto.

Pró-reitora de Ensino, Marli Melo, enalteceu o esforço dos servidores que contribuíram para a realização do 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE, idealizado desde 2017, mas que só pode se concretizar em 2018.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Sidinei Cruz Sobrinho, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Ele abordou a “Identidade e Pertencimento na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” à luz da Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais, para falar sobre as peculiaridades do ensino, da pesquisa e da extensão praticados no âmbito dos Institutos e sobre a missão e a responsabilidade dos educadores que integram a Instituição.

Professor Sidinei Sobrinho, do IFSul, abordou a identidade dos Institutos Federais e as responsabilidades dos seus servidores no sentido de abarcarem todos os níveis de formação ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Durante os três dias do evento, ações de ensino, pesquisa e extensão estarão no cerne dos debates, palestras, mesas dialogais, oficinas, avaliações e atividades integrativas, com o envolvimento de mais de 320 servidores, sem distinção de categorias, setores e unidades, para debater o aprimoramento daquela que é a atividade-fim e a razão de ser da IF Sertão-PE, qual seja a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade aos jovens e adultos das cidades de Petrolina, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico, científico, tecnológico e cultural da região semiárida de Pernambuco.

Com o salão Ilha do Rodeadouro quase lotado. Reitora Leopoldina Veras falou da satisfação e da emoção de ver o 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE ser concretizado, além de prometer esforços no sentido de garantir a continuidade do evento nos próximos anos.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br