1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE superou expectativas dos organizadores

Com um público superior ao esperado pela comissão organizadora e participação de delegações de todos os campi e da Reitoria, foi encerrado na manhã da sexta-feira, 31 de agosto, o 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE. No momento em que os Institutos Federais completam 10 anos de criação, instituída pela Lei nº 11.892/2008, a partir da transformação dos antigos Cefets e Escolas Técnicas e a construção e expansão de novas unidades no processo de interiorização, esta foi a primeira vez que servidores dos segmentos administrativo, operacional, técnico e acadêmico se reuniram para debater, em conjunto, os desafios, as alternativas e as metas para o provisionamento das demandas educacionais e institucionais.

Pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão-PE, Jean Alencar, abordou as questões orçamentárias.

O evento também possibilitou aos servidores tomarem ciência acerca do planejamento e das restrições de ordem financeira e orçamentária, dialogar sobre as relações entre trabalho e qualidade de vida, compartilhar estratégias pedagógicas, debater o currículo integrado e as ações de inclusão, dentre outros debates oportunos no ambiente institucional do IF Sertão-PE.

Durante os três dias de evento, servidores do IF Sertão-PE estiveram reunidos para debater melhorias nos processos institucionais e na qualidade do ensino ofertado pelo IF Sertão-PE.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE, Rosilene Oliveira, a meta inicial era contar com a participação de 250 inscritos, mas 330 servidores se inscreveram. “Recebemos muitos elogios, tanto dos palestrantes, como dos convidados e dos participantes. O mais importante é que os servidores estão retornando para seus campi com novas perspectivas, e também tocadas, sensibilizadas. E era isso o que a gente queria. Que as pessoas refletissem sobre suas práticas, sobre o nosso papel enquanto educadores aqui no IF Sertão-PE”, avaliou Rosilene.

Atividades integrativas e lúdicas, como a oficina de dança acima, promoveram a aproximação entre servidores dos diversos campi do IF Sertão-PE.

A pró-reitora de Ensino do IF Sertão-PE, Marli Melo, também avaliou como positiva a realização do evento. “Tivemos uma adesão, nos três dias, de quase 100% nas mesas temáticas, nas palestras, e foi um momento único porque permitiu que os servidores dos diversos campi discutissem, conversassem, se conhecessem. E também permitiu que saiamos daqui mais comprometidos com a formação integral dos nossos alunos, contribuindo de fato para a sociedade que nós almejamos”, afirmou. Sobre a expectativa quanto a realização do evento em 2019, a pró-reitora se mostrou confiante. “A expectativa existe sim. Nós já colocamos inclusive no nosso orçamento. Não mais para 300 pessoas, mas para 500 pessoas, porque queremos atingir praticamente todos os servidores da área do ensino, de preferência tornando o evento mais acadêmico, com inscrições de experiências exitosas”, concluiu.

Comissão organizadora do 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE obteve o reconhecimento pelo sucesso do evento, durante o encerramento.

A reitora Leopoldina Veras esteve presente durante os três dias no 1º Encontro de Educadores do IF Sertão-PE e também avaliou positivamente o evento. “Desde o primeiro dia, na abertura, a gente já percebeu o envolvimento dos servidores, ontem mais ainda, e hoje também até o encerramento. Houve colegas que me falaram que nesses três dias de diálogo tiveram a oportunidade de conhecer a realidade institucional, a dinâmica que envolve a gestão, essa parte financeira, as preocupações documentais e tudo mais que envolve a administração, de uma maneira mais descontraída, mais livre. Todos estão avaliando muito bem e eu tiro pra mim a conclusão de que acertamos e que o caminho é trazermos a comunidade para discutir conosco todas essas questões de gerenciamento, de melhoramento, para que nós acertemos na gestão de nossa Instituição”, finalizou a reitora.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br