Com recorde de participantes, delegação do IF Sertão-PE embarca para Natal-RN para disputar a etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs)

Na noite do domingo, 2 de agosto, quatro ônibus institucionais partiram com destino a Natal-RN, conduzindo um total de 164 passageiros entre servidores, estudantes e colaboradores, que representam a maior delegação da história das participações do IF Sertão-PE nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), cuja etapa regional terá início nesta segunda-feira, 3, e segue até o sábado, 8 de setembro. Com um total de 144 atletas disputando nove das onze modalidades, cria-se a expectativa de uma boa participação da Instituição nos Jogos de 2018.

Delegação do IF Sertão-PE partiu na noite do domingo, 2 de agosto, para disputa da etapa Nordeste dos JIFs.

Os estudantes que seguiram para Natal foram convocados com base no desempenho durante os Jogos Intercampi, realizados entre os dias 9 e 11 de agosto, no campus Petrolina do IF Sertão-PE. A expectativa é que a delegação sertaneja faça uma boa participação, não apenas em virtude do número de competidores, mas também pelo tempo de preparação e o nível de alguns dos atletas. “É difícil fazer um prognóstico, pois os atletas dos outros IFs mudam também, mas tivemos alguns destaques nos Jogos Intercampi, a exemplo das modalidades do atletismo e do vólei”, afirma o professor de Educação Física do campus Ouricuri, Noberto Freire.

Estudantes do campus Ouricuri Antônio Marcos, José Ítalo, Antônio Emerson (vice-campeão brasileiro dos JIFs no ano passado e atual colaborador técnico do atletismo do IF Sertão-PE) e Maria Aparecida antes do embarque para Natal. Esperança de bons resultados nos JIFs.

Um desses destaques é Maria Aparecida, 17 anos, que cursa o 1º período de Agroindústria no campus Ouricuri e já treina atletismo há cerca de oito anos, tendo competido anteriormente nos Jogos Escolares de Pernambuco, nos quais foi campeã na prova do salto em distância, ainda antes de ser aluna do IF Sertão-PE, e foi também campeã Norte-Nordeste em duas ocasiões. “Tenho me preparado muito. Acho que esse é o período em que venho treinando mais intensamente e espero lutar pelo recorde da prova, pois observei as marcas dos últimos Jogos e acho que é possível superar, então vamos pra cima”, afirma com otimismo a aluna, que já compete inclusive em provas oficiais no calendário da Federação Pernambucana de Atletismo e durante os JIFs irá disputar as provas dos 100 e dos 200 metros rasos e o salto em distância.

Aluna Maria Aparecida, do curso de Agroindústria do campus Ouricuri, em prova do salto em distância durante os Jogos Intercampi deste ano.

Outra esperança de medalha é o também aluno do 1º período do curso de Agroindústria do campus Ouricuri José Ítalo, 19 anos, atual campeão nos Jogos Internos do IF Sertão-PE, que compete nas provas de lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso. José Ítalo já treina atletismo há seis anos e apesar de jovem acumula uma boa experiência na modalidade, na qual já foi quarto colocado nos Jogos Escolares Brasileiros de 2013 e campeão brasileiro em 2015, o que o habilitou a disputar, ainda em 2015, os Jogos Escolares Mundiais, em Wuhan, na China. Em 2016, José Ítalo participou de um intercâmbio no Canadá, para aprimorar a técnica.

Equipe de voleibol do campus Ouricuri (à direita) foi a campeã dos Jogos Intercampi 2018, em Petrolina. Bom desempenho em Natal poderá classificar a equipe para a etapa Nacional dos Jogos, que acontecem em Fortaleza-CE, de 16 a 20 de outubro.

Ainda na modalidade do atletismo, outro destaque é o também aluno do 1º período do curso de Agropecuária do campus Ouricuri, Antônio Marcos, que nos Jogos Intercampi do IF Sertão-PE deste ano foi campeão dos 5.000 metros rasos, prova também chamada de corrida rústica, com uma vantagem de quase uma volta em relação ao segundo colocado e o tempo de 18 minutos e 40 segundos. “Acho que posso diminuir esse tempo. Nos treinos eu tenho conseguido fazer a prova em 17 minutos e agora vou tentar fazer esse tempo na competição”, assinala Antônio, que também já participa de competições promovidas pela Federação Pernambucana de Atletismo.

Na etapa Nordeste dos JIFs, o IF Sertão-PE também terá representantes na disputa do futsal feminino, outra modalidade que mostrou muita competitividade entre as equipes, durante os Jogos Intercampi deste ano, com a conquista das meninas do campus Petrolina Zona Rural.

A cerimônia de abertura da etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais acontece na noite desta segunda-feira, 3, às 18h30, do Ginásio Poliesportivo do campus Natal do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O IF Sertão-PE terá atletas competindo nas modalidades de atletismo (masculino e feminino); tênis de mesa (masculino e feminino); judô (masculino e feminino); xadrez (masculino e feminino); futsal (masculino e feminino); volibol (masculino e feminino); vólei de areia (masculino e feminino); futebol de campo (masculino) e handebol (masculino e feminino).

Acesse aqui o Boletim Informativo da Etapa Nordeste dos JIFs, com a tabela inicial de todas as modalidades.

Fotos: Naelton Goes, Maísa Boa Morte e Ricardo Brandão

Reitoria