Projeto Escola Verde é instituído no IF Sertão-PE

O Projeto Escola Verde, um movimento social de mobilização e transformação pedagógica e colaborativa de escolas e comunidades no enfrentamento dos problemas socioambientais presente em diversas instituições de ensino, agora também será desenvolvido no IF Sertão-PE. O Projeto, criado na região do Vale do São Francisco pela Univasf, em 2012, tem adesão voluntária e vem crescendo a cada dia em todo Brasil.

O Projeto Escola Verde será tocado pelo campus Petrolina, que aprovou, em julho passado, o projeto ‘Promovendo Atividades Socioambientais na Escola Eneide Coelho Cavalcanti’, na última seleção do Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (Pipbex). O projeto será realizado entre os meses de novembro a março, e envolve ações como Seminários Temáticos e Oficinas a fim de capacitar os professores  sobre a problemática socioambiental, com as seguintes temáticas: A Educação Ambiental como tema transversal transformador; Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental; Saúde Ambiental: Saneamento, Higiene, Coleta e Reciclagem de Lixo; Mídia Ambiental; Arte Ambiental; Políticas Públicas socioambientais e outras temáticas de acordo com a demanda.

As ações elencadas ocorrerão de forma colaborativa, envolvendo estudantes, professores e pesquisadores, integrantes do Projeto Escola Verde e outros projetos e programas parceiros caso a escola já possua.

Encontra-se em fase de elaboração o edital do IF Sertão-PE para seleção de bolsistas para atuação no Projeto, com previsão de lançamento para o mês de setembro. O edital deverá selecionar estudantes e professores, tanto do Instituto quanto de outras instituições de ensino superior da região.

Texto: Larissa Lins

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro