Dirigentes do IF Sertão-PE representam a Instituição na 42ª Reditec

No período de 10 a 14 de setembro, a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, juntamente a um grupo de Diretores-Gerais dos campi e alguns pró-reitores do Instituto, compareceram na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que este ano foi realizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), na cidade de Búzios-RJ. O encontro que acontece anualmente, contou com a presença de representantes de IF's de todo o país, que durante cinco dias, discutiram e compartilharam experiências a fim de fortalecerem a Rede Federal de Ensino.

Dirigentes do IF Sertão-PE durante o evento realizado na cidade de Búzios-RJ

O IF Sertão-PE apresentou, em diferentes momentos, um pouco do que é desenvolvido na Instituição para os demais colegas durante a Reditec. O pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Alencar, pôde apresentar durante o Fórum de Planejamento e Administração (FORPLAN), dois projetos que foram realizados no Instituto: Planejamento de Aquisições e Compras da Agricultura Familiar. Ambas receberam elogios dos presentes e alguns Institutos já pretendem adotar a mesma metodologia em suas ações também.

Jean Alencar durante sua apresentação no FORPLAN

Durante a mostra de Experiências Exitosas, um outro projeto do IF Sertão-PE foi apresentado para estudantes na Reditec. O estudante Mateus Marcos, do curso de Gestão de Tecnologia da Informação do Campus Floresta, apresentou uma plataforma de armazenamento de trabalhos acadêmicos: o IF-Cloud. Acompanhado do professor Felipe Omena, o jovem contou que a iniciativa surgiu quando alunos sentiram dificuldades de encontrar informações sobre o que estava sendo pesquisado pela comunidade acadêmica do campus e de ter um lugar onde encontrar essas informações de maneira mais ágil. "Diante da inexistência de um repositório virtual, os alunos e professores se juntaram e formataram essa ferramenta. Definiram os requisitos, levantaram a produção e depois cadastraram na plataforma que tem sido fundamental para colaboração entre pesquisadores e estimulado alunos a definirem que pesquisas realizar", destacou.

O professor Felipe Omena destacou a iniciativa dos alunos em desenvolverem o IF-Cloud no campus Floresta

Segundo a reitora, a participação do Instituto no encontro abriu novos horizontes e deixou a certeza de que é preciso ter um olhar mais aguçado sobre os desafios que vivemos junto a Rede Federal, e junto ao IF Sertão-PE. “A Reditec é um evento de grande importância para a Rede Federal e participar permite que todos os gestores possam discutir sobre temas que implicam na realidade de nossa instituição, buscando caminhos para que a Educação Profissional e Tecnológica seja fortalecida cada vez mais.”, declarou Leopoldina.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br