Apresentações orais e mostras artística e cultural e de economia criativa movimentam o primeiro dia da JINCE/JID 2018

Começaram a XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JINCE), a VII Jornada de Trabalho de Extensão e a VI Jornada de Iniciação à Docência (JID) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Embora a abertura oficial esteja marcada para o final da tarde desta sexta-feira (19), as atividades já iniciaram desde às 8h, com o credenciamento dos participantes. Além da mesa redonda “Rio São Francisco: Conhecer, Conservar e Revitalizar”, a manhã deste primeiro dia da JINCE/JID 2018 foi movimentada pela realização das sessões de apresentações orais e mostras artística e cultural e de economia criativa, que contaram com a participação de estudantes, pesquisadores, professores, técnicos em educação e o público em geral.

A estudante Viviane Oliveira apresentou um projeto de desenvolvimento de medidor inteligente conscientizador do consumo de água residencial.

As apresentações orais de projetos de ensino, pesquisa e extensão cumpriram a finalidade de visibilizar as ações desenvolvidas pela instituição nas mais diversas áreas temáticas de atuação do IF Sertão-PE. Ao todo, 365 projetos serão apresentados ao longo dos dois da JINCE/JID 2018. Dois avaliadores acompanham cada sessão de apresentação, a fim de atribuir notas que premiarão três projetos em cada modalidade. A definição dos três primeiros lugares dos projetos de ensino, pesquisa e extensão será anunciada neste sábado (20), na cerimônia de encerramento.

De acordo com a coordenadora de extensão e presidente da subcomissão de apresentações orais, Anne Rose Barboza, os projetos de extensão apresentados são desenvolvidos nas mais diversas áreas temáticas, como saúde, meio ambiente, trabalho, educação, tecnologia e produção. “São resultados de atividades desenvolvidas junto à comunidade externa em parcerias com escolas, sindicatos, associações e comunidades rurais. Os alunos vieram apresentar os resultados que obtiveram no desenvolvimento dessas ações extensionistas”, ressalta.

Estudante de Tecnologia em Alimentos, Raquel Dutra apresentou projeto de capacitação sobre as boas práticas de manipulação do pescado

Além de vir à JINCE/JID acompanhar a apresentação de três projetos de extensão ligados à melhoria das condições higiênico-sanitárias, o professor Paulo Sérgio Dálmas também é representante da subcomissão de apresentações orais na modalidade pesquisa. Segundo ele, este ano aproximadamente 200 projetos de pesquisa estão sendo apresentados nas sessões de divulgação científica. “O nível é ótimo e a maioria dos nossos projetos direcionam para algo que possa ser aplicado na comunidade. A tendência é a pesquisa aplicada”, destaca.

Na modalidade de ensino, a aplicação dos projetos também é a tônica do desenvolvimento das ações. A estudante de Licenciatura em Química, Elizabete Silva, pelo segundo ano consecutivo veio à JINCE/JID apresentar uma atividade desenvolvida junto à comunidade do entorno do campus Petrolina. Desta vez, o projeto uniu a química e o esporte em um contexto escolar de socialização, conhecimento e lazer. “Nós montamos esse projeto no campus e é uma experiência muito boa estar aqui apresentando. Essa oportunidade que estou tendo vai servir muito para a minha carreira”, afirma.

Mostras

Diversidade. Essa foi a característica que marcou o primeiro dia de Mostras Artística e Cultural e de Economia Criativa: resgatando valores locais, que fazem parte da programação JINCE/JID 2018 do IF Sertão-PE.

Exposição de artesanato local movimentou a Mostra de Economia Criativa

Em um só lugar é possível encontrar e conhecer o artesanato e as iguarias da culinária boa-vistense, sabonetes artesanais com produtos naturais, as exposições “Lixo Eletrônico” e “Pro cabôco vê”, apresentações musicais, a exposição fotográfica “Respeite as Minas” e muito mais. São mais de 20 expositores reunidos nos dois dias do evento.

Para a professora e membro da comissão organizadora da Mostra de Economia Criativa, Valcineia da Silva, “a Mostra foi pensada com o a intenção de trazer e valorizar a cultura local da região e aproximar a comunidade externa para ter uma participação ativa dentro do evento”, assegurou.

Exposição fotográfica "Respeita as Minas" retratou combate a violência contra mulheres

Com a presença de artesãos, associações de artesanato e produtores locais, a JINCE/JID 2018 permitiu que Dona Andrelina visitasse o campus Santa Maria da Boa Vista pela primeira vez. Professora aposentada, que hoje complementa a renda familiar vendendo doces na cidade, ela afirmou que o evento não está sendo apenas importante para que o público conheça a cultura de Santa Maria da Boa Vista, mas também para que a comunidade do entorno conheça as ações do IF Sertão-PE. “É a primeira vez que entro aqui e estou feliz por encontrar alguns ex-alunos que hoje estudam ou trabalham no instituto. É bom também porque vocês conhecem o nosso trabalho e nós conhecemos o de vocês”, afirmou.

Grupo de forró com alunos do campus Ouricuri movimentou Mostra Artística e Cultural

Já a Mostra Artística e Cultural teve o objetivo de enriquecer a programação do evento com música, dança, exposições visuais, teatro, poesia entre outras atrações. Dentre elas está a exposição “Pro cabôco vê”, que rodou cidades pernambucanas, baianas e desembarcou, no ano passado, em Portugal, no Congresso de Cultura Lusófona. “ A proposta da exposição é de criar uma identidade com o sertanejo, trazendo os objetos do cotidiano para despertar um sentimento de identificação. Nós trouxemos uma série de objetos antigos, entre eles o pilão de pedra”, explanou a professora do campus Salgueiro do IF Sertão-PE e coordenadora da exposição, Márcia Farias.

As Mostras seguem com uma programação diversificada até amanhã, último dia da JINCE/JID 2018.

Texto: Luis Osete e Maísa Boa Morte

Reitoria