-
Última Atualização: 26 Outubro 2018
-
Criado: 20 Outubro 2018
-
Acessos: 1102
Espaço Saúde e mesas redondas integraram programação do segundo dia da JINCE/JID
A programação da manhã do segundo dia da JINCE/JID 2018 contou com o Espaço Saúde, local em que público pôde obter orientações sobre técnicas de primeiro socorros e informações acerca da importância da prática de atividade física e da alimentação saudável, aferir a pressão arterial, glicemia e peso e obter explicações alusivas à prevenção e luta contra o câncer de mama.
Espaço Saúde movimenta manhã do segundo dia do evento
Para o professor e membro da comissão organizadora do Espaço, Márcio Godim, a ação constitui-se como um dos meios de incentivar os cuidados com a saúde. “Esse é um espaço informativo onde as pessoas puderam parar um pouco para olharem para si. Nosso objetivo perpassa pela conscientização do público do evento acerca de atitudes que podem ser tomadas em prol do bem-estar pessoal”, defendeu o professor. Estudantes de enfermagem da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ) e profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) foram parceiros na iniciativa e ajudaram a esclarecer e informar os visitantes acerca dos cuidados necessários para manter uma vida saudável.
Mesas redondas
“A energia renovável é um tema extremamente interdisciplinar e transdisciplinar que precisa ser divulgado nas diversas formações profissionais. Ela é necessária para o desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento da nossa região”. Com essas palavras o professor do IF Sertão-PE Manuel Rangel Neto definiu a temática abordada na mesa redonda “Microgeração de energia: Energia solar fotovoltaica”, mediada por ele, do segundo dia da JINCE/JID.
Tendências dos mercado de energia solar foram abordadas pelo palestrante Leandro Oliveira
Estiveram também compondo a mesa como debatedores, Leandro Oliveira, diretor executivo da Advantis Soluções em Eletricidade e o professor do IF Sertão-PE Jorge Fotius, mestre em Ciência dos Materiais e especialista em Gerenciamento de Projetos. Abordando aspectos relacionados à utilização energia solar fotovoltaica do ponto de vista empresarial, Leandro defendeu que a utilização deste tipo de energia é uma tendência na região. “Por mês realizamos em torno de 15 projetos na região e cada vez mais as pessoas vêm se interessando por esse tipo de energia”, informou.
Já a fala do professor Jorge Fotius trouxe questões ligadas à importância de uma boa formação dos profissionais que atuam na área e as ações que o IF Sertão-PE vem desenvolvendo. “Nós já estamos participando dos comitês do MEC sobre essa temática, a fim de preparar nossos professores e alunos para trabalharem de forma adequada com energia solar fotovoltaica”, destacou.
Professor Diedson da Silva falou sobre a importância de uma educação libertadora
Já no período da tarde a mesa redonda “Integração dos saberes da educação básica” discutiu a formação profissional, numa perspectiva da prática docente, baseada em um modelo que garanta uma educação emancipadora. O professor do campus Santa Maria da Boa Vista, Fábio Porto, esteve como mediador e defendeu que a reflexão trazida pelos integrantes da mesa contribuiu para a difusão de um novo olhar sob as práticas educacionais em sala de aula. “Essa perspectiva pode nos dar diversos outros horizontes para nossa atuação e implica, consequentemente, na elevação da qualidade do nosso ensino e na aproximação com a realidade de vida do aluno”, ressaltou.
Os professores Adelson de Oliveira (Univasf) e Diedson da Silva (IF Sertão-PE) integraram a mesa redonda como debatedores e ao final o público participante pode expor considerações acerca do tema abordado.
Reitoria
- Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil - ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 2101-2350