-
Última Atualização: 25 Outubro 2018
-
Criado: 25 Outubro 2018
-
Acessos: 1331
Estudantes-atletas representam o IF Sertão-PE na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2018
Com três medalhas de ouro, uma de bronze e um quinto lugar, a delegação do IF Sertão-PE na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018, realizada entre os dias 16 e 21 de outubro, em Fortaleza (CE), alcançou resultados satisfatórios. A estudante do campus Ouricuri, Maria Aparecida Sousa, foi o grande destaque da competição, ao vencer em três modalidades do Atletismo: 100 e 200 metros e no salto em distância. Também estudante no campus Ouricuri, José Italo subiu ao pódio no lançamento de dardo, ficando em 3º lugar na competição, e completando a participação do Instituto, a estudante do campus Petrolina Zona Rural, Jamile de Castro, ficou em 5º lugar no Judô.
Os professores Juciel Lima e Filipe Dimon acompanharam os estudantes-atletas Maria Aparecida, José Italo e Jamile de Castro
Os professores de Educação Física do campus Salgueiro, Juciel Lima, e do campus Petrolina Zona Rural, Filipe Dimon, acompanharam os estudantes-atletas. De acordo com Juciel, as conquistas são muito valorosas. “O maior ganho está na vivência, na bagagem cultural, geográfica, histórica e política que está por trás dessas viagens e práticas desportivas ao emergirem em outro ambiente e conviverem com outras pessoas”. Para ele, proporcionar aos estudantes esse tipo de experiência pode ampliar “a visão de mundo, o poder de reflexão, de criticidade e de contestação”.
A estudante Maria Aparecida foi o grande destaque dos JIFs
Revelação na etapa nacional dos JIFs, a estudante Maria Aparecida explicou que treina cinco vezes na semana e iniciou a preparação com seis meses de antecedência. “Quando eu soube que eu podia competir pelo IF, eu já comecei a pensar na etapa nacional. Eu melhorei a minha marca nos 100 e 200 metros e fiquei feliz pelo resultado. Acho que não podia ter sido melhor”, afirmou ela.
JIFs
Os JIFs são promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec). Acontecem em 3 etapas: a local, na própria instituição; a regional, que reúne os melhores por estado e, por fim, a final, reunindo o grupo da etapa regional. O evento objetiva confraternizar através do esporte aqueles que fazem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em 2019, a etapa nacional será realizada no Espírito Santo, mais especificamente em Guarapari, a 45 quilômetros da capital Vitória.
Será a décima edição do evento e, por isso, o público esperado é maior. A expectativa é de que participem cerca de 3.300 atletas. Somando professores, pessoal de apoio e organização, entre outros, esse número chega a 4 mil. Por ser uma edição especial, haverá algumas mudanças que estão sendo discutidas no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).