Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Workshop destaca importância do conhecimento sobre propriedade intelectual

Professores, pesquisadores, estudantes participaram, nesta segunda-feira  (5), do primeiro dia do Workshop Redação de Patentes: Além dos Guias, ministrado no auditório da Biblioteca da Univasf, em Petrolina, pelo inventor, empresário e especialista em patentes Henry Suzuki.

  

O Workshop é realizado com o apoio de mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação, entre elas o IF Sertão-PE, e percorrerá todos os estados do Brasil, em 75 edições. De acordo com Henry Suzuki, a ideia da realização das oficinas surgiu da percepção da falta de conhecimento em relação à propriedade intelectual e sua importância para a transformação do país, por meio de informações tecnológicas e patentes. “A gente vive na era do conhecimento e, ainda hoje no Brasil, grande partes dos nossos alunos de ensino médio, técnico, graduados, mestrandos, doutorandos, muitas vezes terminam seu programa de educação sem nunca ter visto uma patente, que dirá redigir uma patente”, afirmou.

Ainda segundo Suzuki, os workshops, que já acontecem há quatro anos, este ano possui um diferencial que é o foco no professor. “A gente não saber se apropriar do nosso conhecimento é uma coisa grave. E tem uma coisa mais grave ainda é que nós professores não fomos formados sobre isso e se os professores não aprenderam, quem é que vai ensinar ao país? O professor é um multiplicador”, considerou.

Durante o curso, que tem a duração de 12 horas e é realizado em dois dias, é possível ter uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, mapeamento de segmentos tecnológicos, erros comuns em redação e tramitação de patentes, estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos, além de exercícios guiados.  

Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti, o curso tem uma importância muito grande. “Nós já trabalhamos com a inovação há quase dez anos no IF Sertão-PE, no entanto as informações ficavam muito restritas às equipes do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), principalmente em relação à redação de patente. Com esse evento a gente começa a ampliar o número de pessoas com esse conhecimento, principalmente os pesquisadores que trabalham com inovação e podem gerar patente ou registro de software”, disse.

O Workshop Redação de Patentes: Além dos Guias segue até a tarde desta terça-feira (6). Além do IF Sertão-PE, o evento conta com o apoio de instituições como Univasf, Embrapa Semiárido, Uneb, dentre outras.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350