IF Sertão-PE entabula parcerias com a Fundação Joaquim Nabuco para promover ações de educação nos territórios semiáridos

Com o intuito de criar ações conjuntas para a promoção da educação contextualizada nos territórios semiáridos, docentes e dirigentes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) reuniram-se, no dia 30 de agosto, com representantes da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O encontro, ocorrido na Reitoria do IF Sertão-PE, contou com as presenças da coordenadora do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist/Dipes), Edilene Pinto, e da pesquisadora Janirza Lima, pelo lado da Fundaj, enquanto os professores Herlon Bezerra e Edivânia Granja, do campus Petrolina, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bittencourt, e a reitora Leopoldina Veras, representaram o Instituto Federal.

Representantes do IF Sertão-PE e da Fundação Joaquim Nabuco reuniram-se no final de agosto, em Recife

A Fundaj é uma Fundação pública, vinculada ao Ministério da Educação, que desde 1949 realiza estudos e pesquisas na área das ciências sociais. Durante a reunião, foi apresentado o Programa de Ações para Educação no Semiárido, desenvolvido pelo Cedist/Dipes, e também foi formalizada a participação do IF Sertão-PE no 2º Encontro Semiárido e Educação: Formação Continuada em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. De acordo com Edilene Pinto, com esse primeiro encontro foi possível tomar conhecimento das diversas atividades desenvolvidas pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, o que, segundo a coordenadora do Cedist, “abre espaço para futuras parcerias entre as duas Instituições no âmbito da Educação Contextualizada”. De acordo com a reitora Leopoldina Veras, “o fortalecimento de uma educação pautada em nossas identidades é o espírito da missão dos Institutos Federais e precisa ser refletido nas ações promovidas e apoiadas pelo IF Sertão-PE”.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro