-
Última Atualização: 08 Outubro 2019
-
Criado: 08 Outubro 2019
-
Acessos: 1359
22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 9º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas são abertos em Juazeiro
Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (7), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro/BA, foram abertos oficialmente o 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (CBFPO) e o 9º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas (CBCTP). Além da Univasf, são parceiros na realização do evento o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido). Com o tema “Propagando Inovações para o Florescimento de Novos Mercados”, os congressos, que são realizados conjuntamente desde 2003, atraíam diversos professores e estudantes de instituições de ensino superior, pesquisadores, representantes governamentais e profissionais de todo o país.
Artistas locais recepcionaram o público cantando a música Petrolina/Juazeiro, de Jorge de Altinho
Compuseram a mesa de abertura do evento o presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), Petterson da Luz, a presidente da Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas (ABCTP), Ana Lédo, o vice-reitor da Univasf, Télio Nobre, o pró-reitor de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE, Ricardo Bitencourt, o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama, a presidente do 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, Márkilla Cavalcante, o presidente do 9º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas, Vespasiano de Paiva Neto, e a professora do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Maria Herbênia Santos.
Em tom emocionado, a professora Márkilla Cavalcante destacou as dificuldades envolvidas na realização dos eventos e a oportunidade de proporcionar ao Submédio São Francisco a discussão de temas relacionados às áreas de Floricultura e Cultura de Tecidos. “Essas não são áreas tradicionais nessa região, e os congressos poderão ser catalisadores do aumento da produção de flores, trazendo benefícios para o desenvolvimento local, regional e nacional. Esse é o primeiro passo”, afirmou ela.
A professora Márkilla Cavalcante destacou a oportunidade de proporcionar à região a discussão de temas relacionados à Floricultura e Cultura de Tecidos
Vespasiano de Paiva Neto, concordando com a avaliação de Márkilla, ressaltou o objetivo de proporcionar trocas de experiências e conhecimentos nos temas específicos de cada área e naqueles que são comuns aos dois congressos. “Tudo foi pensado carinhosamente para vocês, então aproveitem os congressos e a região”, lembrou. A importância de estar junto e compartilhar vitórias e angústias foi sublinhada por Ricardo Bitencourt. “É importante se encontrar para a gente ter certeza de que não estamos sós. Eu não tinha dúvida de que o evento daria certo. Pessoas abnegadas são como flores e as flores nunca desapontam a primavera”, afirmou ele.
O pró-reitor Ricardo Bitencourt falou sobre a importância do encontro e do fortalecimento da ciência
Ainda na solenidade de abertura, foi outorgado, em duas categorias, o “Prêmio Linda Caldas”, instituído pela ABCTP. Na categoria Sênior, para profissionais em atividade na área há, no mínimo, dez anos, recebeu a outorga o professor Miguel Pedro Guerra e na categoria Trabalho Científico, para um trabalho relevante publicado em periódico por um membro da ABCTP após o último Congresso de Cultura de Tecidos de Plantas, a professora Fernanda Vidigal Duarte Souza e co-autores foram laureados. A diretoria executiva da ABCTP prestou homenagem especial ao pesquisador Silvio Lopes Teixeira, pela contribuição científica na área de Cultura de Tecidos de Plantas.
O pesquisador Silvio Lopes Teixeira foi homenageado pela diretoria executiva da ABCTP
A Conferência de abertura teve como tema “Mercado, Pesquisa e Inovação: pessoas como foco” e foi ministrada pelo doutor em Genética e Biologia Molecular Edson Luis Kemper. A programação do 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (CBFPO) e 9º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas (CBCTP) segue até sexta (11) e está disponível em http://www.cbflorcultec2019.com.br.