Estudantes de todos os campi do IF Sertão-PE terão direito a atendimento oftalmológico e fornecimento de óculos gratuitamente

Após beneficiar estudantes dos campi Santa Maria da Boa Vista e Ouricuri, a parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que viabiliza atendimentos oftalmológicos gratuitos por meio do Projeto dos Consultórios Itinerantes (PCI) do Hospital Universitário (HU/Univasf), além do fornecimento de óculos aos alunos com dificuldades visuais, foi ampliada para todos os campi da Instituição, com a assinatura, na terça-feira (8), do Termo de Cooperação Técnica interinstitucional, que inclui ainda a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), no âmbito do Programa Saúde na Escola.

Antes da assinatura do Termo de Cooperação, o gerente de Ensino e Pesquisa do HU/Univasf, Ricardo Lima, explicou detalhadamente o funcionamento do Projeto Consultórios Itinerantes

O Projeto Consultórios Itinerantes (PCI) foi criado em 2013 entre os Ministérios da Educação e da Saúde para levar atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes de todas as regiões do país. Com a assinatura do Termo de Cooperação, será possível ampliar o número de atendimentos, expandindo para todos campi da Instituição, com a possibilidade de, futuramente, contemplar também assistência odontológica.

Leia também:

Estudantes do Campus Santa Maria da Boa Vista recebem óculos pelo projeto Consultórios Itinerantes

Setor de Assistência à Saúde do campus Ouricuri já iniciou entrega de óculos aos alunos da Instituição

Os atendimentos serão realizados em contêineires projetados para acomodar dois consultórios cada e o Projeto garante o fornecimento de lentes e armação para os beneficiados. Os estudantes interessados passam por uma triagem realizada por profissionais de saúde do IF Sertão-PE e os que apresentarem dificuldades nos testes de acuidade visual são encaminhados para o atendimento especializado.

Assinatura do Termo de Cooperação ocorreu na Superintendência do Hospital de Ensino Washington Antônio de Barros (HU/Univasf)

O Termo de Cooperação foi assinado pela reitora Leopoldina Veras e pelo superintendente do Hospital de Ensino Doutor Washington Antônio de Barros (HU/Univasf), Ronald Juenyr Mendes. No ato da assinatura, a reitora Leopoldina Veras agradeceu imensamente ao superintendente do Hospital Universitário da Univasf, em nome dos alunos da Instituição, pela viabilidade da parceria e afirmou, “os estudantes precisam ter igualdade de condições na busca pelo bom rendimento escolar”.

Enfermeira do campus Ouricuri do IF Sertão-PE, Wyara do Espírito Santo (à direita), falou ao superintendente do HU/Univasf sobre a alegria dos alunos ao receberem os óculos

A enfermeira do campus Ouricuri do IF Sertão-PE, Wyara do Espírito Santo, uma das responsáveis pela ação no campus Ouricuri, esteve presente no ato de assinatura do Termo de Cooperação e falou sobre o impacto da ação na vida acadêmica dos alunos. "Uma aluna do Proeja, de 54 anos, não conteve a emoção ao receber o par de óculos e disse que se tratava da realização de um sonho", relatou a servidora.

Fotos: Lídio Parente, Felipe Piauilino e Ricardo Brandão

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro