IF Sertão-PE recebe estudantes e professores da Guiana Francesa

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) recebeu, nesta segunda-feira (14), uma comitiva de estudantes e professores do Liceu Agrícola Matiti, da Guiana Francesa.

Comitiva ficará no campus Petrolina Zona Rural até o próximo sábado

Nesta manhã, o grupo foi recepcionado no campus Petrolina Zona Rural, onde estão hospedados e participarão de diversas atividades até o próximo sábado (19). Estiveram presentes a diretora-geral do campus, Jane Perez, a diretora de Ensino, Andréa Nunes, o coordenador de Assuntos Internacionais do IF Sertão-PE, Marcos Masutti e o assessor da Pró-Reitoria de Extensão, Clésio Morgado.

“O nosso objetivo é caminhar no sentido de aprender novas técnicas, novas maneiras de pensar, novas culturas”, afirmou o professor Arnaud Laridand. Durante a semana, os alunos e professores terão a oportunidade de conhecer técnicas de manejo agrícola, o trabalho realizado pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e diversos projetos desenvolvidos no campus.

Em reunião, visitantes receberam as boas-vindas

Para o estudante Henrique Rodrigues, a visita é uma oportunidade de aprender outro tipo de prática agrícola. “Nós queremos ver um outro fazer da agricultura. Aqui é semiárido, é muito diferente de lá, tem pouca chuva e ainda assim tem muito verde, tem muita irrigação. É uma realidade muito diferente da nossa”, considerou.

Ao lado de cinco estudantes do curso de Agropecuária do campus Petrolina Zona Rural, Matusalém Thé, Marcos Gabriel Marinho, Davi Rodrigues, Artur Oliveira e Luiz Eduardo Macedo, a comitiva da Guiana Francesa participará do Fórum Franco Brasileiro – Ciência e Sociedade, que este ano acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, em Goiás, abordando temas como biodiversidade e mudanças climáticas. Desde 2005, o evento reúne, a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil, participantes de instituições que tenham ensino agrícola. Os estudantes do IF Sertão-PE e do Liceu de Matiti trabalharão o tema “O animal e a Agroecologia”.

O assessor da Pró-Reitoria de Extensão, Clésio Morgado, reafirmou o interesse em manter a parceria entre IF Sertão-PE e instituições da Guiana Francesa, iniciada em 2017. “A nossa intenção é estreitar laços. Em 2020 pretendemos enviar novo grupo de alunos para também aprender com vocês. Nossas portas estarão sempre abertas para vocês e para essa troca de experiências”, afirmou. A parceria tem como principais objetivos a realização de visitas técnicas e intercâmbio de conhecimentos.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro