No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE)
Regimento Interno da Reitoria é aprovado pelo CONSUP
A elaboração do regimento interno da reitoria teve seu início ainda em 2019. Na primeira etapa da elaboração foram percorridos os setores da reitoria para coletar informações sobre as atividades desempenhadas, na segunda etapa as informações coletadas foram validadas pelos gestores responsáveis por cada área.

Durante o ano de 2020 foram necessários alguns ajustes na minuta para adequá-la às mudanças que ocorreram no organograma d7a reitoria, dentre elas a mais substancial foi a promovida pela Resolução nº 39 de 10 de novembro de 2020 do CONSUP.
A minuta foi atualizada mantendo o alinhamento a realidade institucional e foi aprovada na 1ª reunião do CONSUP de 2021, mediante a resolução nº 06 de 02 de março de 2021. Espera-se que este documento esclareça o papel da reitoria junto às demais unidades e fortaleça a identidade institucional dos setores da reitoria.
É responsabilidade da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional a gerência técnica e o acompanhamento de alterações no organograma da reitoria que acarretem em atualização do regimento interno. A PRODI conduzirá uma revisão deste documento em um prazo máximo de 04 (quatro) anos após sua publicação.

Diretoria de Gestão de TI (DGTI)

Requerimentos on-line para estudantes podem ser feitos pelo SUAP Edu

Em mais uma iniciativa para facilitar as solicitações às Secretarias de Controle Acadêmico das unidades do IFSertão-PE, a Coordenação Geral de Controle Acadêmico e a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) implantaram, via Suap Edu, a modalidade de solicitação de requerimentos on-line. Agora, os estudantes não precisam mais baixar o requerimento padrão, preencher, imprimir, escanear e enviar ao Controle Acadêmico. Toda a solicitação pode ser feita a partir do acesso ao módulo de Gestão Acadêmica da Educação (Suap Edu).

Confira o tutorial neste link.

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)
Resultados da Diretoria de Gestão de Pessoas - 2020
O ano de 2020 foi bastante desafiador em vários aspectos. O trabalho remoto, implementado de forma abrupta devido à pandemia da COVID-19, e as restrições orçamentárias que impactaram em diversos fatores, a exemplo das novas contratações, são apenas alguns dos exemplos que podemos citar de desafios enfrentados. Contudo, as ações da Gestão de Pessoas do IF SERTÃO-PE não pararam de ocorrer e conseguimos encerrar o ano com diversas realizações, as quais temos orgulho de apresentar neste breve infográfico:

Por Equipe PRODI.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro