No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE)
Normativa de gestão de setores institucionais e modelo inicial de gestão de processos foram aprovadas pelo Conselho Superior

Foi elaborada pelo DepOAPE e aprovada pelo Conselho Superior (Consup) normativa que tem como objetivo padronizar os procedimentos que devem ser seguidos pelas unidades institucionais para a criação, alteração e extinção de setores institucionais no âmbito do IFSertãoPE. Essa normativa visa proporcionar maior transparência e eficiência aos processos de criação, alteração e extinção de setores, sanar problemas de comunicação entre as áreas envolvidas e prover as informações pertinentes para atualização dos documentos institucionais cabíveis.
Também foi elaborada pelo DepOAPE e aprovada pela Consup normativa que tem como objetivo padronizar e formalizar o modelo inicial da gestão de processos no âmbito da reitoria do IFSertãoPE. O modelo proposto contempla as fases de planejamento, mapeamento, modelagem e publicação dos processos de negócio e estabelece atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos.
As duas normativas foram apreciadas e aprovadas pelo Consup na reunião ordinária do dia 28 de maio e estão aguardando a emissão das respectivas resoluções.

Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI)
Nova sigla do IFSertãoPE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano já formou milhares de profissionais nos níveis técnico, superior e de pós-graduação. Ao longo de sua história instituição passou por transformações para atender cada vez melhor às necessidades da sociedade e da região onde está inserida. Neste sentido, mais uma mudança foi aprovada e publicada, na última segunda-feira (31): a modificação da sua sigla de identificação. Agora, a abreviação do nome do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que era IF  Sertão-PE, passa a ser IFSertãoPE. Mais informação neste link.

Por equipe PRODI.

Reitoria