No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.

Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE)

Dando continuidade a uma série de iniciativas que buscam fomentar o desenvolvimento da gestão de processos dentro do IFSertãoPE, o DepOAPE ofertou uma minicapacitação sobre modelagem de processos à equipe da Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (PROAD) entre os dias 15 e 16 de julho.
   O treinamento contou com a participação de 20 servidores que se dispuseram a aprender no primeiro dia (15/07) o contexto e os conceitos de gestão de processos e a metodologia elaborada do IFSertãoPE, já no segundo dia (16/07) foram realizadas dinâmicas práticas na elaboração de desenhos de processos que contemplassem as suas realidades profissionais com uso de software e ferramentas de apoio. A minicapacitação foi oferecida em 8 horas, sendo 4 horas diárias.
   A expectativa é que os servidores participantes tenham ficado aptos a modelar os processos de trabalho das suas áreas utilizando a linguagem BPMN e em breve possam, em parceria com o DepOAPE, disponibilizar seus processos no portal institucional criado para esta finalidade.
   Maiores informações sobre a gestão de processos institucional podem ser obtidas clicando aqui.

Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

Mais uma inovação recém-criada pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) irá facilitar o acesso dos estudantes aos benefícios oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE). Após o lançamento do novo Sistema de Assistência Estudantil (SAE), os processos seletivos da instituição serão realizados de forma totalmente digital, por meio do endereço https://assistencia.ifsertao-pe.edu.br. Para acessar a plataforma, os alunos deverão utilizar as mesmas credenciais do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Confira a matéria completa aqui.

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)

A Diretoria de Gestão de Pessoas submeteu no último dia 30/07/2021, em reunião do CONSUP, duas novas normativas que foram aprovadas pelo conselho e passam a valer na instituição. A primeira relativa aos procedimentos para concessão de Licença Capacitação, a segunda, relativa aos trâmites de processos para pagamento de gratificação de encargos de curso e concurso. As novas orientações visam trazer maior clareza e organização no trâmite destes processos. Ambas passam a viger a partir da data de publicação.

Equipe PRODI.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro