Campus Floresta realizou solenidade de outorga de grau para 17 concluintes do Ensino Superior

A noite do dia 27 de fevereiro o IF Sertão-PE campus Floresta celebrou a finalização do curso superior de duas turmas com a realização de uma solenidade de outorga de grau. O evento ocorreu no auditório do campus para as turmas de Gestão da Tecnologia da Informação e Licenciatura em Química.

Mesa de autoridades da solenidade de outorga de grau

Compuseram a mesa de honra da solenidade a Reitora do IF Sertão-PE, Maria Leopoldina Veras; o Pró-Reitor de Extensão, Victor Lorenzo; a Diretora-Geral do Campus Floresta, Vera Lúcia Augusto Filha; o Coordenador do curso de GTI, Herton Freire Vilarim, a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química, Cintia Lopes Sá e o professor Eduardo Brito como representante do Departamento de Ensino.

O orador da turma de GTI, Orlando Renilton Cordeiro de Sá, destacou a importância do estudo e convidou seus colegas de turma a serem os melhores profissionais que puderem ser. “Através do foco no estudo podemos guiar jovens, guiar outras pessoas ao sucesso e alcançar coisas gigantescas... devemos ser ousados e nunca desistir pois quando temos fé e acreditamos que as coisas são possíveis, elas se tornam possíveis”, disse Orlando.

Orador da turma de GTI destacou a importância dos estudos contínuos

Emocionada, a concluinte Mikally Kiara Bernardo, representou a turma da Licenciatura em Química e, em seu discurso, relembrou as dificuldades enfrentadas ao longo da formação e as conquistas alcançadas com o trabalho em equipe. “Concluímos hoje mais uma etapa e ao longo desses anos os conhecimentos que adquirimos aqui foram além do técnico e do científico pois com cada professor e com cada colega aprendemos um pouco. Chegamos aqui vitoriosos, com a certeza de que a semente da superação foi plantada, e saímos hoje com nossa bagagem repleta de memórias, pois, ao longo do caminho encontramos boas pessoas’, disse a concluinte.

O Coordenador do curso de GTI e Paraninfo da turma, Herton Vilarim, relembrou em seu discurso o próprio período de formação e momento de outorga de grau, e enfatizou a importância das instituições de ensino enraizadas em cidades interioranas. “Me formei em uma instituição como essa, no meio do Sertão Pernambucano, ali em Serra Talhada. Hoje tenho o imenso orgulho de fazer parte de uma instituição que, assim como a que eu estudei, acredita no interior, no nosso Sertão e nas pessoas daqui. Precisamos lutar por nossas instituições públicas de qualidade, temos que ter coragem para que haja muitos outros momentos assim, mais e mais”, disse Vilarim.

Cíntia Sá, coordenadora do curso de Química e paraninfa da turma, falou em seu discurso sobre as características que se destacaram em cada um dos concluintes ao longo do período formativo e a união que marcou todo o processo. “Hoje é um dia especial, pois estamos formando a sétima turma da Licenciatura em Química do IF Sertão-PE Campus Floresta, tive o imenso prazer de acompanha-los durante toda a trajetória acadêmica, do simples contato no primeiro dia de aula a muitas histórias construídas através dos laços de amizade. Pessoas especiais não se escolhem, elas entram naturalmente em nossa vida e conquistas os nossos corações, assim aconteceu com vocês, entraram em minha vida e estarão guardados em meu coração, e sempre presentes em meus pensamentos, obrigada por fazerem parte da minha vida”, agradeceu a paraninfa.

Durante o juramento solene os concluintes se comprometes a exercer com responsabilidade e ética as respectivas profissões

Após os juramentos a Reitora realizou a outorga de grau

Após os discursos ocorreu o momento do juramento solene, o concluinte Jionaht Santana foi o juramentista da turma de GTI e Ana Carolina Nunes Ferras foi a juramentista da turma de Química. Na sequência os alunos receberam da Reitora a outorga de grau e os concluintes vestiram os capelos, simbolizando a finalização da graduação e início da vida como profissionais.

Os 17 concluintes receberam os diplomas simbólicos com entusiasmo

A Diretora-Geral do campus Floresta, Vera Filha, deu início, então, à entrega simbólica dos diplomas para os concluintes, convidando os demais membros da mesa. Na ocasião, de acordo com a gestora do campus, foram entregues pela primeira vez os certificados de mérito estudantil aos concluintes que se destacaram no período de formação, Vera Filha entregou a láurea Acadêmica para os concluintes Ana Carolina Ferraz (Química) e Tácio Antonio Menezes de Souza.

Tácio Antonio foi o laureado da turma de Gestão da Tecnologia da Informação e recebeu o certificado das mãos da Diretora-Geral Vera Filha

Caroline foi a laureada da turma de Licenciatura em Química

A reitora da instituição, Leopoldina Veras, em seu discurso de encerramento da solenidade a nobreza do momento de outorga de grau, que significa para a instituição um momento de prestação de contas para a sociedade do trabalho realizado. “nós enquanto servidores públicos que somos sentimo-nos presenteados por entregarmos agora para a sociedade profissionais que estarão saindo preparados para atuar no mundo do trabalho, profissionais que nós enquanto servidores não medimos esforços, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, que não são poucas, nós demos o melhor que pudermos dar, e tenham sempre a certeza de que no momento que perceberem que está faltando algo no processo de formação de vocês ai no mundo do trabalho, retornem à esta casa, procurem o nosso apoio por que nós temos sim o compromisso de estarmos acompanhando todos vocês, de estarmos contribuindo para que vocês estejam atentos e preparados para este mundo que aí se encontra”, disse a Reitora.

Os novos Tecnólogos em Gestão da Tecnologia da Informação em registro após a colação de grau

Ao todo cinco alunas concluíram a licenciatura em química que está em sua sétima turma

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4