-
Última Atualização: 15 Mai 2020
-
Criado: 15 Mai 2020
-
Acessos: 1935
Campus Floresta divulga resultado da consulta pública sobre oferta de ensino EaD, e ações, eventos e cursos que serão realizados durante o período de isolamento social
O Departamento de Ensino do Campus Floresta, chefiado pelo professor José Almeida, divulgou nesta sexta-feira (15) o resultado da consulta pública “Ensino não presencial como uma proposta do presente”, realizada junto aos alunos do campus entre os dias 08 e 17 de abril de 2020.
O objetivo da consulta foi coletar informações como: acesso à internet; familiaridade com o formato EaD e as plataformas digitais; local de moradia, acesso à computador e smartphones, além da opinião sobre a possibilidade de oferta de ensino EaD durante o período de isolamento social frente à pandemia da Covid-19.
Para o Departamento de Ensino do Campus o fato do questionário ter sido respondido por menos de 50% dos alunos do campus indica a possibilidade de que boa parte dos discentes não possuem acesso à internet, o que poderia ter inviabilizado o acesso destes ao questionário de pesquisa, e sinaliza o nível de desigualdade tecnológica no qual a comunidade acadêmica está imersa.
Além disso os dados coletados com 255 discentes participantes (aproximadamente 27% do corpo de alunos) foram analisados pelas Coordenações dos Cursos, e pelo Departamento de Ensino, que chegaram à conclusão da impossibilidade de realização de ensino formal na modalidade EaD, que equivalha às aulas presenciais.
“Como preconiza a Constituição Federal no seu Art. 205, onde afirma que Educação é um direito de todos, o Departamento de Ensino e as Coordenações de Curso concluem que, neste momento, não temos como promover o Ensino na modalidade EaD, pois estaríamos fomentando a desigualdade tecnológica e violando o Art. 205, visto que não temos como promover a equidade de condições de acesso a todos os nossos alunos”, afirmou o professor José Almeida, Chefe do Departamento de Ensino.
A pesquisa revelou que dentre os alunos participantes 12,2% não possui acesso à internet no local de moradia, e 63,5% não possui computador. Ainda de acordo com o Departamento de Ensino, ciente do compromisso social com a formação dos discentes do campus Floresta, a instituição trabalha na busca por meios para minimizar a ausência das aulas presenciais, com planejamento e organização tendo como foco a qualidade do aprendizado quando do retorno às aulas.
O resultado completo da pesquisa pode ser acessado clicando aqui.
Durante o período do isolamento social serão realizados eventos e cursos totalmente on-line, além de projetos para o enfrentamento à Covid-19. Confira abaixo os eventos que estão em fase de organização e em breve serão divulgados com mais detalhes no site institucional e redes sociais do campus Floresta:
•Acões do Campus Floresta durante o Período de Isolamento Social
1.Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária
Curso de Hidroponia para Servidores: terá como finalidade apresentar a prática do cultivo hidropônico para professores e técnicos-administrativos do IF Sertão-PE com a finalidade de promover o conhecimento sobre técnicas de cultivos, e possibilitar a interdisciplinaridades no que tange as demais áreas do conhecimento.
Curso de Hidroponia para alunos: Este mesmo curso estará sendo ofertado para os alunos, posteriormente.
2.Coordenação de Informática e de Gestão e Tecnologia da Informação
Semana de Capacitação Docente para o Ensino Digital: O evento terá por finalidade apresentar Rodas de Conversa e Minicursos direcionados a capacitação dos docentes quanto ao uso de tecnologias no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Encontro de Tecnologias do Sertão Pernambucano: Evento contará com Oficinas, Minicursos e transmissões ao vivo voltadas para a complementaridade e aprimoramento da formação no âmbito da Tecnologia da Informação.
3.Coordenação de Administração/PROEJA
“III Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas (SEAGESPE): Terá por finalidade ofertar Palestras no âmbito do Empreendedorismo e da formação complementar de um gestor, tendo como público alvo os discentes do campus Floresta e a comunidade.
4.Coordenação de Licenciatura em Química
Dia Nacional do Químico: comemorado no dia 18 de Junho, devido esta ser a data, no ano de 1956, que a “Lei de Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56. O evento contemplará os discentes da Licenciatura em Química.
5.Projeto Produção de saneantes e distribuição de informação por meio de infográficos e podcast no Sertão Pernambucano para o enfrentamento à COVID-19, uma proposta interdisciplinar: Por meio deste projeto servidores e alunos do Campus Floresta realização a produção de produtos para saneantes, como álcool 70% e produtos de limpeza, para distribuição. Também serão criados infográficos, perfis de redes sociais e podcasts para fornecer ao público em geral informação clara, compreensível, científica, e verídica voltada para o esclarecimento dos cidadãos frente à pandemia, e seus assuntos correlatos.