Campus Floresta promoveu terceira edição do SEAGESPE

Entre os dias 27 e 29 de maio aconteceu o III Seminário de Gestão de Pessoas do Campus Floresta do IF Sertão-PE. O evento teve como tema “o desenvolvimento humano integral em tempo de crise” e contou com 14 palestras cujos assuntos foram escolhidos para contribuir  com o desenvolvimento das pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho.

A palestra da jornalista Gisa Ramos abriu o evento com o tema "Inteligência Emocional diante dos desafios"

Pela primeira vez o evento ocorreu 100% on-line, em atendimento às recomendações sanitárias de distanciamento social devido a pandemia da Covid-19. “Com a suspensão das atividades, em virtude da pandemia, decidimos manter a realização, devido a possibilidade de nos aproximar de nossos alunos, incluir participantes de outras regiões e a possibilidade de recrutar palestrantes mais qualificados, que seria inviável, devido nossa limitação orçamentária, se fosse na modalidade presencial”, disse o professor Cavalcanti Júnior, presidente da comissão organizadora do III SEAGESPE.

Ainda de acordo com Júnior os principais desafios nesta edição do evento foi a necessidade de capacitar os palestrantes e orientar os participantes para o uso da ferramenta Google Meet, e realizar o controle de frequência durante o evento, afinal, foram mais de 1430 acessos às palestras ao longo do SEAGESPE.

Luiza Melo apresentou os aspectos do perfil do gerente que lidera. Ao longo do III SEAGESPE as palestras envolveram temas relacionados à saúde, comunicação, gerenciamento de carreira, direito, tecnologia, dentre outros

Além de palestrantes  renomados e com bastante experiências de várias partes do país a edição on-line do SEAGESPE também reuniu participantes de instituições nacionais e internacionais, dentre estudantes, professores e profissionais de diversas áreas.

Para a palestrante Mércia Maria, eventos como o SEAGESPE são importantes por gerar uma interação da vida acadêmica coma sociedade e o mundo do trabalho fora dos muros do IF “  através da realização de um seminário acadêmico com essa temática, essa interação transformadora é viabilizada, pois, não só fomenta o desenvolvimento da Ciência como contribui na qualificação e aperfeiçoamento de recursos humanos. Acredito também que serve de incentivo aos alunos para que se tenha mais adesão na participação de outras iniciativas acadêmicas”, disse a palestrante que é Chefe do Setor de Recursos Humanos da FACAPE.

Ainda na opinião de Mércia o III SEAGESPE proporcionou enriquecimento do conhecimento por meio das vivências apresentadas pelos palestrantes e a variedade de temas que complementaram o pensamento sobre Gestão de Pessoas. Mércia destaca pontos positivos na realização do evento em formado digital, “me fez sair de uma zona de conforto, tendo que aprender a enxergar de outra forma. Outro ponto positivo do formato é que não há limitação física, tanto de local onde o evento ocorre, necessitando de mobilização de uma grande equipe para ajudar no dia do evento, bem como em relação ao deslocamento de palestrantes para o evento, o que acredito que seja um aspecto que possa vir a facilitar a elaboração de mais eventos nesse formato”, disse.

Tratando sobre saúde nas organizações e coronavírus a psicóloga Midiã Souza e a médica Bruna Hoffman encerraram o III SEAGESPE

De acordo com a organização a participação do publicou superou todas as expectativas. Para Cavalcanti Júnior “ Não há dúvidas que o evento foi de extrema relevância, pois trouxe temáticas atuais e alinhadas com as estratégias de ser competitivo no novo momento que estamos passando, foram trabalhados temas diversos, de gestão de pessoas e áreas afins, com muitos exemplos práticos e muita interação dos participantes”. Os certificados do III SEAGESPE já estão disponíveis na plataforma IF EVENTOS, mediante acesso com login e senha.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4