Campus Floresta realizou torneio de jogos de tabuleiro on-line

Nos dias 17, 18 e 19 de março cerca de 20 alunos do IF Sertão-PE participaram de torneios de jogos de tabuleiro, a competição esportiva foi a atividade final do evento "oficinas de jogos de tabuleiro on-line nas aulas de educação física", realizado entre os dias 08 e 12 de março, e organizado pelos professores Fábio Júlio e Renata Galvão.

O tradicional jogo Fubica foi uma das modalidades tema das oficinas e  de disputa em torneio digital

De acordo com os docentes o torneio foi realizado utilizando aplicativos e sites para organização em formato de disputa nas modalidades de xadrez, dama e fubica. Além de permitir o ensino de jogos tradicionais em uma alternativa de aprendizagem nas aulas remotas de educação física, o evento teve ainda o objetivo de proporcionar integração entre os estudantes. "Nesse período de distanciamento ações de reaproximar os discentes da escola é muito importante, e pensando nisso o evento reforçar essa importância e ainda trabalha fatores de muita importância como raciocínio lógico, interação com diferentes alunos e trabalho cognitivo", disse Fábio.

O xadrez foi outra modalidade disputada nos torneios

Para a aluna Ailla Kely, do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em agropecuária, e vencedora do torneio de xadrez da turma matutina da oficina, o evento foi uma experiência enriquecedora e inovadora diante do momento atípico que a sociedade está vivenciando, e permitiu ainda evidenciar que mesmo de maneira não presencial o esporte pode se adaptar e seguir proporcionando momentos produtivos para alunos e professores. " Eu já participei de alguns campeonatos de xadrez pelo Campus Floresta, Diante disso percebi as diferenças existentes entre jogar presencialmente e jogar on-line, o maior diferencial é em relação ao ambiente, por estar em casa constantemente acontece intervenções externas, lembrando que o jogo xadrez requer muita concentração e atenção, portanto o barulho por menor que seja acaba por atrapalhar. No entanto, como já venho trabalhando esse meu lado em relação a concentração não me causou nenhum dano, além disso os eventos on-line que o Instituto Federal vem ofertando contribuem bastante para essa adaptação, já considero como o novo normal", afirmou a atleta.

"O evento no todo foi muito satisfatório, proporcionou momentos incríveis que envolveram aprendizagem e diversão. Estou aguardando que venham outras edições", completou a estudante Ailla

Os docentes organizadores também ficaram satisfeitos com a realização do evento, "sentimos que a participação para nosso primeiro evento foi bastante plausível, já adiantamos que iremos realizar outros projetos e com novas propostas. E no próximo tentaremos integrar em uma data que possa possibilitar mais ainda a participação dos nossos alunos. O sucesso do evento é devido a participação de vocês alunos", disse o professor.

Confira a lista dos vencedores da primeira edição de torneio de jogos de tabuleiro on-line do IF Sertão-PE Campus Floresta:

Xadrez manhã- Ailla; (2º ano do EMI técnico em Agropecuária vespertino)

Xadrez tarde- Max; (3º ano do EMI ao Técnico em Informática)

Dama manhã- Elienai (3º ano do EMI ao Técnico em Informática)

Dama tarde- Gabriel (3º ano do EMI ao Técnico em Informática)

Fubica manhã- Laisa (3º ano do EMI ao Técnico em Agropecuária matutino)

Fubica tarde- Giovana Ferraz (3º ano do EMI ao Técnico em Agropecuária matutino)

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4