Festival Virtual de Dança movimentou o ensino remoto nas turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado do Campus Floresta

A adaptação ao Ensino Remoto foi necessária em todas as disciplinas de nossa instituição, e moldar atividades da disciplina de Educação Física que também estimulem aspectos corporais, além da teoria, tem despertado a criatividade dos docentes e discentes. No dia 23 de março aconteceu o Festival Virtual de Dança para as turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática e Agropecuária do IF Sertão-PE Campus Floresta, realizado sob orientação do professor Fábio Júlio.

O organizador conta que festival que já havia sido planejado para ocorrer presencialmente na quadra poliesportiva do Campus Floresta, e mesmo com a necessidade de adaptação para o universo digital, a dança não poderia deixar de ser estimulada dentro da disciplina de Educação Física “A dança é uma característica dos povos desde os tempos mais remotos, ela é sinônimo de cultura, lazer, educação, religião e várias outras vertentes. Quando incorporamos a Dança como um pilar da Educação Física escolar, observamos o quanto sua abordagem é essencial no processo de ensino aprendizagem de cada aluno e aluna. Dançar é construir um elemento da cultura corporal, é trabalhar aspectos corporais, sociais, históricos e unir fatores tão importantes na nossa vida, dançar é lazer, qualidade de vida”, disse o professor.

Para o evento os estudantes realizaram a gravação de vídeos executando coreografias para diferentes estilos de dança, e no dia 23 de março as turmas se reuniram on-line para acompanhar a exibição dos vídeos em um momento de confraternização e aprendizagem. De acordo com o docente Fábio Júlio, foi possível observar o talento e dedicação dos alunos e o resultado didático foi exitoso, alcançando um objetivo extra, a integração familiar desde o apoio técnico na gravação dos vídeos, à participação nas coreografias.

Além do ensino dos elementos históricos, culturais e cenográficos que são envolvidos pela dança a atividade também objetivou destacar a participação efetiva do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Para a aluna Maria Letícia, do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, a experiência despertou aprendizagem e criatividade. "Gostei muito do trabalho espero que possa haver outras edições e principalmente presencial, nesta edição apresentei a dança nas redes sociais, quais as coreografias no meio de alguns aplicativos que ficaram mais populares agora nessa quarentena. O professor Fábio já tinha nos passado um bom ensinamento sobre dança, com o festival consegui aprofundar mais meus conhecimentos, pois tive que fazer pesquisa pra saber sobre aquele determinado tipo de dança, quais passos eu iria fazer, as letras das músicas e entre outras coisas", afirmou a estudante.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4