Alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação apresentam artigos em encontro internacional da área de Gestão

Dois alunos egressos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação do IFSertãoPE Campus Floresta participaram do V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação promovido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, que ocorreu entre os dias 19 e 22 de outubro.

A discente Érica Thaís da Conceição Novaes e o discente Leonardo da Silva Tenório, apesentaram os artigos “Análise das competências competitivas do profissional de tecnologia da informação: estudo de caso com vagas ofertadas pelo Linkedin” e “Análise das principais deficiências que impactam na competitividade das empresas nos processos licitatórios: estudo de caso em diversas empresas de um grupo econômico do Sertão do Pajeú”, com incentivo e sob orientação do professor de administração Cavalcante Júnior.

Apresentação de Érica Thaís

Érica Thaís é da turma 2016.1 do curso de GTI, e aguarda apenas a colação de grau para finalizar o curso, ela explica que o objetivo do artigo apresentado foi analisar quais competências são mais exigidas no mercado de trabalho para o profissional de TI,  para que os acadêmicos possam se preparar ainda no período da graduação, e assim serem competitivos no momento que forem concorrerem as ofertas de trabalho.. "No que diz respeito às competências, cada empresa busca diferentes requisitos para a contratação de profissionais a partir da análise. A análise teve como objetivo avaliar as dificuldades e a competitividade que o profissional encontra no mercado de trabalho".

Sobre a participação no V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação Érica disse que “Foi uma boa experiência, dividir com todos meu artigo e ideias, sendo muito elogiada e recebendo inúmeras dicas para submetê-lo a uma revista. A sensação é de dever cumprido, podendo compartilhar tantos com meus colegas como também com os demais, o que o mercado de trabalho exige de um profissional, como eles devem se preparar para o mercado de trabalho e a importância da utilização da ferramenta LinkedIn”, disse ela.

Leonardo Tenório iniciou o curso de GTI em 2011, mas concluiu os requisitos finais do curso em 2020, e em breve deve colar grau. Ele, que trabalha como Analista de Licitação há pelo menos 5 anos e presta consultoria para diversas empresas de um grupo econômico do Sertão do Pajeú, se inspirou nas necessidades das empresas da região para realizar a pesquisa que resultou no artigo apresentado no Encontro Internacional.

"Percebi que essas empresas tinham grandes chances de terem os governos como clientes de grande potencial, mas que elas não tinham conhecimento o suficiente para concorrer de forma estratégica. Tive essa curiosidade de estudar o que de fato acontecia para que essas empresas não se tornavam vencedoras de licitações públicas, sendo assim, outras empresas de menor porte aquisitivo tinham êxito nas participações de licitações públicas”, disse o estudante.

Apresentação de Leonardo Tenório

De acordo com Leonardo, o estudo encontrou várias falhas que costumam impedir empresas de saírem vencedoras nos certames licitatórios, a partir disso o trabalho sugere uma série de soluções e ferramentas, que podem ser colocadas em prática, com a finalidade de incentivar e facilitar conquistas nos certames licitatórios.

Para Leonardo a participação no V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação foi muito importante, mais ainda quando relembra o histórico dele como aluno que, mesmo tendo finalizado todas as disciplinas do curso em 2016, vivenciou experiências particulares que o desmotivaram a, entre outras coisas, realizar o trabalho de conclusão de curso e finalizar a graduação, passando assim dois anos afastado da instituição.

“No ano de 2020 dei a volta por cima, escolhi o tema supracitado, mergulhei fundo numa pesquisa. A partir daí foi apresentado o TCC, que foi visto como um trabalho relevante para as empresas aqui do Sertão. Tive a honra e a felicidade de ter esse trabalho aprovado pela UFMS para ser apresentado no V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, isso mostra que foi fruto de muito esforço, dedicação, perseverança, consequentemente, chegou mais uma colheita de mais uma vitória, que foi apresentar um TCC num evento de Porte Internacional”, afirmou o estudante.

Além da importância da atuação do professor orientador Cavalcante Júnior, os dois alunos destacam a relevância do curso de Gestão da Tecnologia da Informação na vida deles “ o curso foi de grande contribuição na minha vida, hoje, devido ao curso de GTI vislumbro um futuro melhor e diferente, cada período foi de grande experiência e aprendizado no decorrer do curso, me preparando para ser uma boa profissional”, afirma Érica Novaes.

Após superações Leonardo está concluindo o curso de GTI e comemorou a oportunidade de apresentar o TCC em um evento internacional

Leonardo Tenório destaca a contribuição do curso para a atuação profissional, “o curso de GTI me ajudou a alcançar patamares importantes na minha vida, tanto na administração pública, (sou servidor público efetivo exercendo cargos de gerência, coordenação e atualmente de diretoria), quanto na administração privada, pois atuo como Analista de Licitação para o maior grupo econômico da Região do Sertão do Pajeú, o Grupo Compare. A TI é uma ferramenta primordial para exercer essa função de Analista, pois a TI é explorada em todos os segmentos das empresas em que atuo, isso faz com que os trabalhos sejam mais produtivos, reduzindo os custos e tempo” disse Leonardo.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4